É um fato que há diferentes tipos de computadores, sejam para usos de baixa produtividade (como estudo e trabalho com documentos) ou de alta produtividade (como PCs gamers), mas todos eles são construídos como bens duráveis. Ou seja, não devem pifar com pouquíssimo tempo de uso.
Contudo, alguns maus hábitos no seu cotidiano podem contribuir para comprometer o bom funcionamento da máquina. Por isso, para prevenir o pior, separamos 5 formas de aumentar a vida útil do seu PC. Confira as informações a seguir.
Veja 5 formas de aumentar a vida útil do PC
Não teste os limites do PC com frequência
Há dois tipos de usuários problemáticos de PC: aqueles que executam tarefas inadequadas em máquinas de baixa produtividade e os que abusam das máquinas de alta produtividade. De forma geral, é importante dizer que você não deve testar os limites do seu PC com frequência. Sabe quando você corre mais do que aguenta e pode ter câimbras ou distensões musculares? Com o computador é a mesma coisa: se forçar demais, ele quebra.
Para o primeiro caso que citamos, é inadequado você executar um programa ou tarefa em uma máquina que não a suporta. Imagine que você tem um Chromebook básico que funciona com HD e uma RAM de 4 GB: se tentar instalar um jogo pesado, como GTA, ou utilizar o Photoshop, isso vai travar a máquina. Executar um hábito como esse de forma recorrente e por horas não é bom para o hardware.
No segundo caso, temos os PC gamers. Entenda uma coisa: só porque o hardware suporta overclock, não quer dizer que você deve utilizar esse recurso todos os dias por várias horas seguidas. Essa prática recorrente também vai fritar os circuitos do hardware. Um PC potente foi feito para ser utilizado, sim, mas não com uma pressão dessas recorrentemente.
Por isso, é importante não apenas entender o tipo de máquina que você tem e as configurações dela, mas ter o bom senso de não abusar da tecnologia.
Combata o superaquecimento
Quando o PC está funcionando, ele esquenta e uma das formas de aliviar esse calor são as saídas de ar, que permitem a troca de ar quente pelo frio. Apesar delas, alguns modelos de notebooks e desktops não podem ficar só nisso e necessitam de um sistema de refrigeração adequado, seja air cooler ou water cooler.
Independentemente do seu tipo de máquina, se você notar que ela está esquentando muito, então não pense duas vezes antes de investir em um bom sistema de refrigeração. Caso contrário, o calor excessivo vai prejudicar as peças e isso pode contribuir para o mau funcionamento do computador ou até o fazer pifar.
Leia mais:
Mantenha a limpeza em dia
Independentemente do tipo de máquina que você tem, saiba que todas elas acumulam sujeira: detritos, restos de comida, poeira, fios de cabelo, oleosidade, etc. Por isso, é importante observar os componentes do PC e manter uma rotina de limpeza sempre que possível.
Você pode começar com a tela, utilizando um pano de microfibra e álcool isopropílico para limpá-la; depois, passar um spray de ar comprimido no teclado, nas entradas de conexão e, se necessário, dentro do gabinete do desktop ou chassi do notebook.
Invista numa boa fonte de alimentação
A fonte de alimentação é um dispositivo de hardware que regula a entrada da energia elétrica antes desta passar para o eletrônico conectado. Em outras palavras, isso auxilia a estabilizar a energia, reduz os riscos de danos nos dispositivos, ajuda a combater o superaquecimento durante a conversão de energia, não sobrecarrega o PC com energia maior do que ele pode suportar, etc.
Investir numa ótima fonte pode contribuir para manter a saúde geral do seu computador. O modelo dela deve ser escolhido de acordo com as peças do hardware do PC: computadores gamers, por exemplo, precisam de uma fonte de alimentação com alta potência.
Não se esqueça da proteção contra surto elétrico
O filtro de linha é um grande aliado à fonte de alimentação, já que ele cede uma camada adicional de segurança contra picos de energia que podem danificar completamente o computador.
Enquanto a fonte converte a energia e a adequa para o PC, o filtro protege com variações alarmantes e ruídos da rede elétrica.