O Brasil pode contar em breve com mais uma montadora de veículos elétricos. Desta vez, se trata da indiana Tata Motors, pertencente ao conglomerado local Tata Group, e que está negociando a construção de uma fábrica no estado de São Paulo.
Montadora pode assumir fábricas da Toyota
- Segundo o secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima, haverá uma rodada de negociações entre representantes do governo e executivos da Tata no mês de setembro.
- Apesar das conversas ainda estarem em fase inicial, existe um otimismo entre as partes para o fechamento de um acordo.
- Uma das possibilidades é que a montadora indiana assuma alguma das fábricas da Toyota no estado.
- O espaço em São Bernardo do Campo está desativado desde o fim de 2023, enquanto o de Indaiatuba encerrará as operações até o fim de 2026.
- As informações são do Automotive Business.
Leia mais
Carros elétricos populares e muito mais
A Tata Motors tem quase 80 anos de história e concentra suas operações em carros de passeio compactos e populares. A empresa é a responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento do Nano, um microcarro produzido entre 2008 e 2018, e que tinha a fama de ser o “automóvel mais barato do mundo”.
Atualmente, a montadora produz o hatch e o sedã pequenos Tiagor e Tigor, além dos SUVs compactos Punch e Nexon, e dos SUVs médios Safari e Harrier. Desses, os quatro primeiros, justamente os menores e mais populares, possuem versões elétricas.
Por outro lado, a indiana é dona da fabricante de luxo Jaguar Land Rover, que já opera no Brasil com uma fábrica para montar veículos no formato SKD (kits chegam prontos de fora e a montagem é finalizada aqui) em Itatiaia (RJ).
Ainda no mercado de veículos leves, a Tata Motors possui uma joint venture com a Stellantis para produção na Índia. Na área de veículos pesados, ela ainda conta com uma linha própria, bem como acordos com a sul-coreana Daewoo, além de ser dona de 49% da brasileira Marcopolo, que fabrica carrocerias de ônibus.