Antes de ingressar na Rock Content, eu nunca havia tido qualquer contato com marketing digital – ou, pelo menos, era o que eu pensava.

Na época, eu não tinha uma compreensão completa da abrangência do marketing digital e da quantidade de trabalho envolvido nele. Para você ter uma ideia, eu costumava acreditar que toda equipe de marketing precisava contar com um desenvolvedor habilidoso a bordo. Afinal, como empresas como a Apple conseguiam criar experiências interativas incríveis para cada lançamento de novo produto, certo?

Agora, após ter gerenciado mais de 50 projetos de criação de conteúdo interativo, dou risada (e até sinto vergonha) quando penso naquela época. Acontece que eu não sou um expert em programação, não domino o HTML e ainda estou tentando entender exatamente o que significa CSS.

A jornada desde o momento em que eu não sabia absolutamente nada sobre marketing ou programação até chegar onde estou hoje foi longa, mas tudo começou com uma simples pergunta:

Por que usar conteúdo interativo em vez de materiais estáticos?

Quando dei meus primeiros passos na criação de conteúdo, confesso que encarei o conteúdo interativo com uma certa dose de intimidação e não conseguia enxergar seu real propósito. Afinal, por que se esforçar tanto quando materiais estáticos pareciam capazes de transmitir as mesmas informações?

Minha base de conhecimento em design era extremamente limitada, e tudo o que sei sobre o assunto foi adquirido aqui mesmo, enquanto trabalhava como gerente de projetos na Rock Content. Portanto, inicialmente, me pareceu muito mais simples não me preocupar em criar um design elaborado ou programar uma página completa, quando poderíamos usar o mesmo conteúdo em um simples ebook.

No entanto, à medida que aprendi mais e consumi uma variedade maior de conteúdo, comecei a perceber o aspecto estratégico por trás do conteúdo interativo: ele se assemelha mais a uma conversa do que a uma palestra.

Enquanto o conteúdo estático simplesmente entrega informações ao usuário esperando que ele reaja de alguma forma, o conteúdo interativo convida o público para uma conversa. Isso nos permite observar como eles interagem com cada parte do conteúdo, compreender suas áreas de maior interesse e identificar os assuntos de melhor desempenho, mesmo que o usuário nunca se dê ao trabalho de escrever uma única palavra.

Se o seu foco está em métricas, o conteúdo interativo geralmente resulta em maior engajamento, taxas de conversão mais elevadas e um tempo de permanência maior na página.

Leia também: Como aumentei em 20,7% a Taxa de Conversão de um E-book por meio da Interatividade

Além disso, ao considerar a experiência do usuário, isso fica bastante intuitivo: a interatividade prende muito mais a atenção do que simplesmente ler um bloco de texto.

Nesse ponto, eu ainda tinha uma dúvida: mesmo levando tudo isso em consideração, valeria realmente a pena investir na codificação de uma página interativa completa?

Afinal, dá para criar conteúdo interativo sem programação?

Estamos vivendo em uma época em que praticamente todo mundo já ouviu falar de pelo menos um desses termos: CSS, JavaScript, HTML, Python, entre outros.

Aprender a programar nunca foi tão relevante. Não é à toa que eu costumava pensar que todo departamento de marketing tinha um desenvolvedor em sua equipe.

No entanto, foi uma surpresa descobrir que a maioria dos departamentos de marketing não só não conta com um desenvolvedor, mas também costuma enfrenta escassez de pessoal.

Considerando esse cenário e o fato de que a maioria das pessoas não possui conhecimentos de programação ou simplesmente não deseja aprender, algumas plataformas incríveis agora oferecem soluções sem a necessidade de código para criar sites, blogs e até mesmo experiências interativas.

A ideia é que você possa criar sem precisar escrever código do zero, ou mesmo qualquer código. Em vez disso, basta clicar e arrastar diferentes elementos para onde deseja que eles estejam, e está pronto.

Soluções sem código para conteúdo interativo

As soluções sem código já conquistaram bastante popularidade quando se trata de criar sites e blogs. Se você é um ávido espectador do YouTube, provavelmente já ouviu falar do Wix ou do Squarespace.

Mas e se você não quiser construir um site completamente novo? E se o seu objetivo for apenas criar conteúdo interativo para dar um toque diferenciado à sua campanha?

Minha ferramenta favorita para isso é o Ion. Sim, eu sei, sou suspeita para falar, mas também testemunhei repetidamente o poder desta plataforma em ação.

Como gerente de projetos, um dos aspectos mais cruciais para mim é estabelecer um bom relacionamento com meus clientes, de forma a compreender verdadeiramente suas necessidades. Posso garantir que não há maneira mais eficaz de se conectar com alguém do que compartilhar algo que você não domina completamente; no meu caso, esse “algo” é a programação. A maioria dos meus clientes também não tem afinidade com essa área.

Levando tudo isso em consideração, aqui estão algumas das principais vantagens que vejo no Ion:

Aplicar facilmente sua marca ao conteúdo

Antes de utilizar a plataforma pela primeira vez, será necessário carregar os materiais da sua marca. Não se preocupe, não é necessário saber programação para fazer isso.

Depois disso, todos os recursos necessários estarão prontamente disponíveis toda vez que você criar uma nova experiência, assegurando que sua equipe sempre esteja alinhada com as diretrizes da sua marca.

Mudar facilmente sua marca

Sua equipe acabou de renovar os materiais de marketing, e agora você está se perguntando como atualizar cada peça criativa que possui? É muito simples: depois de atualizar apenas os ativos necessários, o seu conteúdo interativo será automaticamente atualizado.

Mesmo que você opte por fazer uma mudança completa e fazer um rebranding total, basta um único clique em um botão para garantir que seus elementos criativos também sejam atualizados.

Focar em design baseado em conteúdo

Ao criar sua experiência no Ion, você pode aproveitar uma das muitas funcionalidades disponíveis para destacar as informações de forma mais eficaz, garantindo que seu conteúdo seja sempre apresentado da melhor maneira possível. Tudo isso é feito de forma simples, apenas arrastando e soltando os elementos na página.

Usar tags em todos os lugares

Se você é gerente de projetos ou alguém que lida com dados, é aqui que o Ion brilha.

Com apenas alguns cliques do mouse, você pode marcar diferentes elementos da sua experiência e obter informações precisas sobre o tempo que os usuários passaram em cada página, quais elementos e seções foram mais envolventes e de onde eles estão acessando a experiência.

Isso sem mencionar a visão completa do funil, onde você pode acompanhar quantos usuários únicos foram alcançados, quantos deles se engajaram e quantos se converteram.

Auxilia e otimiza o trabalho

Para equipes com poucos funcionários, o Ion pode ser um aliado valioso no trabalho. É possível criar experiências simples em cerca de duas horas, desde o início até o lançamento.

A plataforma disponibiliza templates predefinidos que podem ser utilizados. Com apenas alguns cliques, você pode incorporar materiais, textos e imagens da sua marca, e tudo estará pronto para começar.

Cria diferentes tipos de experiências

A maioria das pessoas acredita que as soluções no-code estão limitadas a ebooks ou landing pages. No entanto, as possibilidades vão muito além disso.

Com dez tipos diferentes de experiências, o Ion permite que você tire o máximo proveito do seu conteúdo em todas as etapas do funil.

Leia também: Como a Rock Content utiliza o conteúdo interativo na estratégia de marketing

Indo além da landing page interativa

Cada etapa na jornada do consumidor requer diferentes tipos de conteúdo, e o mesmo se aplica às experiências interativas.

Quando você está interagindo com alguém que acaba de descobrir sua marca, pode não ser eficaz discutir detalhadamente os méritos do seu produto. Então, não faz sentido fornecer a eles um microsite que destaque apenas suas soluções para seus desafios.

Por outro lado, quando o cliente já está interessado em fechar negócio com você, um simples infográfico pode não ser o fator decisivo.

É importante visualizar seu conteúdo considerando a perspectiva da sua persona. Quais são suas dores? Quais desafios ela enfrenta? E como você pode oferecer assistência?

Como regra geral, landing pages e infográficos interativos funcionam bem quando você busca o reconhecimento da marca, pois podem mostrar rapidamente diferentes porcentagens e cenários.

Ebooks, avaliações, quizzes e white papers são mais adequados para o meio do funil, quando o cliente já entende as opções disponíveis para resolver seus problemas.

Por último, mas não menos importante, as calculadoras são excelentes para o fundo do funil. Geralmente, a maioria delas exige uma quantidade significativa de informações ou dados confidenciais para funcionar. Seus clientes são mais propensos a inserir esses dados se já confiarem em sua marca.

Uma solicitação comum que recebo de meus clientes é renovar uma página de seu site para torná-la mais interativa. Isso pode envolver a criação de uma página “Sobre nós” mais atrativa para clientes e funcionários ou a incorporação de um “Buscador de soluções” para ajudar os clientes a encontrar os melhores produtos ou serviços para suas necessidades.

Em casos como esses, há uma pequena quantidade de programação envolvida. Sua equipe precisará incorporar a página interativa usando um iframe. Simples assim, não há mais código com que se preocupar.

Um dos meus exemplos favoritos de experiências para o meio e fundo do funil está relacionado ao VSP Vision Care. Seus clientes não sabiam quais planos atenderiam melhor às suas necessidades ou ofereceriam o melhor custo-benefício.

O Ion não apenas resolveu esse problema com uma calculadora de economia, que permitiu aos usuários avaliar o valor do plano com base em suas necessidades específicas e cenários financeiros, mas também auxiliou a equipe da VSP no desenvolvimento de um sofisticado assistente de produto. Ele gera recomendações personalizadas para cada cliente e, o mais impressionante, 98% deles o consideram altamente útil.

Melhor desempenho em qualquer formato

Já falei que o desempenho do seu conteúdo pode melhorar se você passar de um formato estático para uma experiência interativa. Um exemplo disso é o relatório Social Media Trends 2022 da Hootsuite.

Com o Ion, eles conseguiram aproveitar ao máximo seu conteúdo e dados, transformando um relatório que costumava ser chato e difícil de ler em uma experiência bonita, informativa e fácil de digerir.

Isso tornou o conteúdo muito mais fácil de entender e lembrar, e também transmitiu a mensagem da marca de forma mais eficaz do que um PDF.

Naquele ano, o tráfego para o relatório aumentou 34%, o tempo gasto na página aumentou 119% e o número de downloads aumentou mais de 30%.

Incrível, né?

Leia também: Como a Hootsuite transformou sua maior campanha anual

A propósito, você sabia que 75% dos profissionais de marketing usam interatividade para melhorar o conteúdo informativo? Ao interagir com diferentes elementos da tela e até mesmo responder a perguntas de quiz, os usuários retêm o conteúdo muito mais facilmente.

Conclusão

O conteúdo interativo não é apenas o futuro da criação de conteúdo; já é o presente.

Ele pode tornar sua estratégia mais versátil, educar seus clientes, aumentar o conhecimento de seus produtos e soluções, e ajudar sua equipe a comunicar o valor de sua marca de forma eficaz.

Não deixe que suas preocupações com a codificação o impeçam de adicionar essa ferramenta ao seu arsenal.

Não deixe que as preocupações com código impeçam você de adicionar essa ferramenta ao seu arsenal. Mesmo que você tenha algum conhecimento em programação, pode personalizá-lo ainda mais usando CSS. Mas, se não sabe programar, pode simplesmente esquecer que isso existe e focar no que faz de melhor: criar conteúdo e pensar nos seus clientes.

Não é necessário conhecer HTML.

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