Depois de um tempo de utilização, é comum que o feed do Instagram acabe ficando bagunçado. E caso o usuário siga muitos perfis ao mesmo tempo, isso pode fugir do controle, o que pode até mesmo dificultar e confundir o uso do aplicativo para Android e iPhone (iOS).
Para melhorar essa situação, o próprio aplicativo da rede social oferece recursos para organizar melhor o que é exibido na tela inicial da plataforma, o que permite uma limpeza na conta.
Preparamos uma matéria para te ajudar nesse processo, com dicas úteis para você fazer uma faxina no seu Instagram, e deixar o seu feed mais organizado.
Como limpar o feed do Instagram
Adicione perfis aos “Favoritos”
No Instagram, há duas alternativas para mostrar o feed. A primeira opção é a “seguindo”, e mostra as publicações das contas que você segue, sempre começando pelo post mais recente, seguindo a ordem cronológica.
A segunda é a “Favoritos”, onde a rede social dá prioridade para conteúdos de contas que você quer ver com mais frequência, uma vez que não aparecem publicações sugeridas nesse tipo de visualização. É possível adicionar até 50 perfis na seção favoritos, e somente o dono da conta tem acesso a essa lista.
Leia mais:
Siga apenas quem realmente importa
O trabalho é manual, mas faz a diferença se você quer fazer uma limpeza de fato no feed do Instagram. Ao limitar as pessoas que você segue a apenas aqueles que realmente conhece ou interage de forma constante, a tela inicial do serviço vai ficar mais organizada e limpa.
Outra sugestão é deixar de seguir quem não te segue de volta, já que esses perfis podem se acumular no feed. De tempos em tempos, é aconselhável você chegar manualmente quem são as pessoas que você mais interage, e manter apenas quem realmente importa.
Ajustar a exibição de conteúdo sensível
A rede social proíbe postagens de conteúdos explícitos ou considerados sensíveis, mas, pode acontecer de algumas postagens não violarem as Diretrizes da Comunidade do Instagram e ainda assim terem algum tipo de discurso que ofende ou prejudica as pessoas.
Para esses casos, a plataforma oferece uma funcionalidade que controla a exibição de conteúdo que você pode considerar sensível. As postagens podem não sumir por completo do seu feed, mas os algoritmos do Instagram vão entender que você não quer que conteúdos específicos apareçam.
Silencie contas indesejadas
Se você não quer ver postagens de alguém mas não quer deixar de seguí-la ou bloqueá-la, é possível usar a função de silenciar o perfil. Os posts do usuário silenciado deixarão de ser exibidos no feed e, até mesmo as interações, como comentários, curtidas e mensagens diretas, serão ocultadas entre você e a pessoa. Esse recurso é diferente de bloquear ou restringir alguém no Instagram.
Utilize o recurso “Não tenho Interesse”
De forma padrão, o Instagram recomenda posts e contas a seguir em todas as abas da plataforma, desde o feed ao “Explorar”, e até mesmo na área dos “Reels”. O mecanismo é nativo da rede social, e não pode ser desabilitado.
Porém, a plataforma conta com o recurso “Não tenho interesse”, que pode ser usado sempre que você se deparar com uma publicação que não considera interessante ou relevante. Quando ativada, o post é removido instantaneamente do seu feed, e o Instagram vai sugerir menos publicações parecidas com o conteúdo que foi ocultado.
Ative o modo “soneca”
Esse recurso segue a mesma linha do silenciar, e funciona para as sugestões de novos posts no seu feed, valendo apenas para as contas que você não segue, mas que de alguma forma interagiu nos últimos dias.
O modo “Soneca” bloqueia a exibição de novas publicações de perfis específicos por um mês. Para isso, toque no ícone de “X” localizado on canto superior direito do post sugerido, e selecione a opção “Ativar modo Soneca para todas as publicações sugeridas no feed por 30 dias”.