Trocar de celular com frequência é algo típico de muitos usuários, mas você sabia que o principal motivo para isso é uma queda na autonomia de bateria? Toda bateria tende a se degradar com o passar dos anos, no entanto, há uma série de hábitos cotidianos que você pode implementar para evitar que o seu celular descarregue rápido.
A seguir, confira algumas dicas para evitar o descarregamento acelerado da bateria. Sugestões envolvem desde uma modificação nas configurações do celular até a mudança de hábitos no dia a dia.
O que fazer quando seu celular descarrega muito rápido
Evite drenar toda a bateria
Embora muitas pessoas não saibam, é fundamental não drenar toda a bateria do celular. Isso serve tanto para smartphones quanto para notebooks, tablets e qualquer outro dispositivo que precisa de carregamento: não espere a bateria chegar a 1% ou esgotar totalmente para conectar o carregador.
Tornar isso um hábito degrada a bateria mais facilmente, o que influencia de forma direta na queda da autonomia deste hardware. Então, quem faz isso passa a perceber que o celular descarrega com mais facilidade.
O superaquecimento é o aumento exagerado na temperatura interna de um aparelho. Isso pode acontecer por inúmeras razões, como expor o aparelho diretamente ao sol ou realizar uma tarefa que exige muito da máquina (como filmar em 4K).
Independentemente do que causou o aumento na temperatura, é fundamental que você feche todos os aplicativos do smartphone e o deixe repousar em um local ventilado e longe do sol. Isso porque mantê-lo funcionamento enquanto está muito quente vai danificar as suas peças, o que inclui a bateria.
Utilize carregadores certificados
Os carregadores são fundamentais para manter o aparelho carregado, mas se você tem o hábito de utilizar produtos com origem duvidosa, saiba que isso pode danificar a bateria e explica porque seu celular descarrega tão rápido.
A questão é que carregadores certificados passaram por inúmeros testes de segurança, garantindo sua eficácia. Em outras palavras, o seu funcionamento não apenas é seguro, mas também recepciona uma quantidade de energia elétrica determinada: ou seja, não vai puxar energia de mais ou de menos, algo que contribuiria para danificar a bateria.
Já os carregadores de origem duvidosa não tem garantia de que passaram por testes de segurança e eficácia, e a forma como puxam a energia elétrica pode ser a razão da piora na autonomia da sua bateria.
Analise o seu tempo diário de consumo
Não adianta reclamar que o celular descarrega rápido se você passa o dia inteiro grudado nele. Portanto, é fundamental verificar que tipo de tarefa você encarrega o smartphone de realizar e por quanto tempo isso dura; visto que ambas as situações podem impactar a sua bateria.
Por exemplo, se você é fã de jogos e fica o dia inteiro jogando com o Wi-Fi ligado, brilho no máximo e ainda utiliza um controle conectado via Bluetooth, então é óbvio que a bateria do celular não vai aguentar muito tempo. Então, faz sentido analisar a sua rotina.
Leia mais:
Verifique as configurações ativadas
Algumas configurações do telefone também podem contribuir para drenar a bateria com mais facilidade. Por exemplo, se você mantém o brilho no máximo, e a localização e o Bluetooth ativados o dia todo, então o celular vai descarregar mais facilmente. O mesmo serve para os dados móveis, NFC, sistema de transmissão para compartilhar a tela, etc.
Quando mais configurações estiverem ativadas, mais facilmente a bateria vai acabar. Portanto, verifique o que você realmente precisa utilizar naquele momento e desative os excessos.
Desabilite aplicativos que rodam em segundo plano
Muitos aplicativos exigem o funcionamento em segundo plano, o que não apenas pode deixar o celular mais lento, mas também contribui para drenar a bateria. Dentre os mais famosos, os apps de GPS, antivírus e VPN são os que mais costumam ter esse tipo de funcionamento.
Dessa forma, recomendamos que você avalie todos os seus aplicativos instalados e verifique se faz sentido para você que eles funcionem em segundo plano. Caso contrário, desative a funcionalidade.
Quase todos os aplicativos enviam notificações para o seu celular, mas alguns fazem isso com uma frequência muito maior do que outros; especialmente os bancos e redes sociais como o X/Twitter.
Por isso, defina qual aplicativo deve continuar com o hábito e elimine as notificações diárias dos demais, pois notificações em excesso sugam a bateria do smartphone.