Pular para o conteúdo

direção ‘autônoma’ da empresa pode chegar a mais países

A Tesla anunciou que seu produto de assistência ao motorista “Full Self Driving” (FSD) será lançado na Europa e na China no início de 2025, desde que obtenha a aprovação regulatória necessária.

Em uma postagem no X (Twitter), a empresa de veículos elétricos liderada por Elon Musk informou que o serviço, que é um recurso adicional pago para os clientes da Tesla, está programado para o primeiro trimestre do próximo ano.

Após o anúncio, as ações da Tesla tiveram um aumento de 6%. Embora a Tesla ainda esteja aguardando a permissão regulatória para o lançamento do FSD nas novas regiões, Musk expressou otimismo de que a autorização será concedida até o final de 2024.

Leia mais:

tesla
A Tesla ainda busca lançar uma tecnologia para tornar seus veículos 100% autônomos – Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock

FSD não garante autonomia total aos carros da Tesla

  • O Full Self Driving é uma atualização avançada do sistema de assistência ao motorista Autopilot da Tesla, que já está disponível na Europa e na China.
  • O FSD faz parte da estratégia de Musk para posicionar a Tesla como uma líder em inteligência artificial e tecnologia de direção autônoma
  • Apesar do nome, o FSD não proporciona uma autonomia total; os motoristas ainda precisam manter as mãos no volante e estar atentos à estrada, assumindo o controle quando necessário.

Desde 2016, Musk prometeu aos investidores que a Tesla desenvolveria uma tecnologia capaz de tornar seus veículos completamente autônomos. No entanto, a empresa ainda não conseguiu cumprir essa promessa.

Enquanto isso, concorrentes como Waymo nos EUA e Pony.ai na China já estão operando com sucesso serviços comerciais de robotáxi, colocando a Tesla sob pressão para avançar em suas ambições de direção autônoma.

Direção autônoma da Tesla
O Full Self Driving da Tesla exige que o motorista siga atento a estrada e pronto para assumir o volante se necessário – YouTube/Reprodução