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Startup vai construir a maior usina de reciclagem de baterias da Europa

A Cylib, uma startup inovadora apoiada pela Porsche, está construindo uma grande usina de reciclagem de baterias na Alemanha, visando reduzir o desperdício de baterias de veículos elétricos que atingiram o fim de sua vida útil. As informações são da CNBC.

A instalação estará localizada em Dormagen, no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália, e terá capacidade para processar até 12 mil toneladas métricas de baterias anualmente.

A nova planta da Cylib é projetada para se tornar a maior instalação de reciclagem de baterias de íons de lítio da Europa. Ela terá a capacidade de reciclar cerca de 30 mil toneladas de baterias por ano, superando a atual maior planta, a Hydrovolt, uma joint venture entre a fabricante sueca Northvolt e a empresa norueguesa Hydro.

A construção da planta exigirá um investimento significativo de mais de 180 milhões de euros (R$ 1,1 bilhões) e cobrirá uma área de 236 mil pés (aprox. 72 quilômetros) quadrados.

A Cylib, fundada em 2022 pela empreendedora alemã Lilian Schwich, seu marido Gideon Schwich e Paul Sabarny, empregará técnicas avançadas de recuperação de lítio e grafite à base de água para reaproveitar materiais de baterias em fim de vida.

Recentemente, a empresa levantou 55 milhões de euros em financiamento, com investidores incluindo a Porsche Ventures, Bosch, DeepTech & Climate Fonds e a World Fund.

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Plano da Cylib é tirar o papel a maior instalação europeia de reciclagem de baterias de íon-lítio – Imagem: IM Imagery/Shutterstock

Parceria é crucial para viabilizar baterias recicladas

  • A nova instalação será crucial para a Porsche, que investiu na startup como parte de uma rodada de financiamento e usará as baterias recicladas produzidas pela Cylib.
  • Embora o envolvimento da Porsche ainda não tenha sido formalmente anunciado, um porta-voz da Cylib mencionou que os investimentos de parceiros estratégicos, como a Porsche, são essenciais.
  • A montadora está colaborando estreitamente com seus investidores na industrialização de processos e parcerias comerciais.

A construção da usina está ocorrendo em um terreno abandonado no Chempark, um espaço industrial que já abriga cadeias de suprimentos relevantes para a indústria química, o que torna a localização estratégica.

A Cylib planeja que a operação da fábrica comece em 2026, e Lilian Schwich, CEO da empresa, ressaltou a importância da produção em escala industrial para estabelecer uma infraestrutura de bateria robusta na Europa.

Schwich destacou que a reciclagem de baterias é um passo pioneiro na economia circular, demonstrando que o sucesso econômico pode coexistir com um impacto ambiental reduzido.

Ampliação na capacidade de reciclagem de baterias visa tornar o mercado europeu de carros elétricos mais sustentável – Imagem: Sergii Chernov/Shutterstock