Assim como qualquer eletrônico, os notebooks também possuem um tempo de vida pré-determinado e assim que a máquina atinge este período, é muito comum enfrentar problemas como a morte da bateria e uma lentidão no sistema que não vai embora mesmo após uma formatação.
Pensando nisso, separamos algumas informações para que você saiba quais os sinais que indicam que está na hora de trocar o notebook.
Quando a resolução da tela deixa de agradar
Nem todas as pessoas sabem analisar e comparar as especificações técnicas de um notebook antes de comprá-lo. Mas, além disso, algo comum pode ocorrer com todos os tipos de usuários: o descontentamento com a resolução de imagem. Isso porque, conforme os anos avançam, as mídias que consumimos se adequam a novos padrões e exibem características de resolução, brilho e enquadramento que se tornam incompatíveis com máquinas mais antigas.
Por isso, se você notou que está insatisfeito com a qualidade da sua resolução de imagem, principalmente durante a reprodução de jogos ou conteúdos de streaming, é possível que a tela do seu aparelho já esteja bem desatualizada. Por exemplo, é possível que a resolução da tela seja HD enquanto a qualidade da imagem da mídia a ser reproduzida é 4K: nesse caso, você pode enfrentar certo descontentamento ao reproduzir o conteúdo.
Caso a manutenção seja mais cara do que uma nova máquina
Passados alguns anos, é comum que as peças do notebook comecem a apresentar falhas, como dead pixels na tela, vários botões quebrados no teclado, bateria que não dura, etc. Então, é fácil pensar que enviar o produto para o conserto seja mais barato do que pagar por um novo –– e geralmente, isso não está longe da realidade.
Mas quanto mais antiga é a sua máquina, mais difícil será para encontrar peças compatíveis –– porque, eventualmente, elas deixam de ser fabricadas e comercializadas –– e mais caro fica o conserto. Então, se o preço para consertar o seu notebook for muito caro (um valor igual, superior ou próximo ao de uma máquina nova), é melhor investir num produto novo.
Se a máquina não pode ficar longe da tomada
Notebooks com boa saúde não apenas tem uma autonomia de bateria razoável como também podem ser deixados fora da tomada –– uma vez que estiver com uma boa carga. Contudo, após anos de uso, é possível que a bateria do seu computador tenha morrido; nesse caso, ele precisa ficar conectado à tomada o tempo todo; se não, ele desliga. Muitas pessoas podem sofrer com esse problema, especialmente aquelas que dependem da possibilidade de levar o notebook para todo lugar.
Desta forma, a primeira opção óbvia é consultar um técnico para verificar qual a bateria mais adequada para substituir a danificada. Há inúmeros modelos e preços disponíveis, mas se a bateria for cara demais ou difícil de encontrar, talvez seja hora de adquirir um novo notebook.
Leia mais:
Caso precise de mais RAM e não for possível adicioná-la
A memória RAM é uma espécie de chip que auxilia em inúmeras funções no computador, mas talvez uma das mais importantes seja a influência dela para abrir vários aplicativos e mantê-los rodando por muito tempo. Dessa forma, caso você enfrente problemas de lentidão com os softwares, sempre vale à pena adicionar mais RAM.
Porém, nem todas as máquinas permitem que você troque a memória RAM, seja porque não tem mais espaço –– e, teoricamente, você teria de jogar fora o chip atual que ainda funciona para substituir por um melhor –– ou porque o hardware foi soldado à placa. Dependendo do caso, é bom considerar a compra de um novo notebook.
Há muito barulho no sistema de refrigeração
Já ouviu falar do meme em que uma pessoa liga o notebook e de repente começa a soar um barulho semelhante à turbina de um avião? Pois bem, isso pode realmente acontecer e se ocorre com frequência durante a execução de tarefas simples –– ligar e desligar o aparelho, abrir uma única guia no navegador, rodar um documento como Excel e Word ––, significa que seu notebook está esquentando demais e o sistema de refrigeração precisa executar um trabalho muito grande para resfriá-lo.
Talvez não seja óbvio para todo mundo, mas um notebook não deve superaquecer só porque você o ligou. Então, se esse barulho de turbina de avião se tornou uma rotina durante seu uso da máquina, é melhor adquirir uma nova.