Este mês, a Noruega deve se tornar o primeiro país a ter mais carros elétricos (EVs) do que veículos movidos apenas a gasolina em suas estradas, conforme indica uma análise dos dados do governo norueguês.
O estudo, realizado pela Bilbransje24 com dados do Road Traffic Information Council (OFV), destaca um marco significativo no mercado automotivo do país.
A Noruega, que lidera o mundo em participação de mercado de EVs, alcançou um recorde de 94% de participação para carros novos elétricos em agosto.
O país tem se destacado pela sua ambição de eliminar a venda de novos carros a gasolina até 2025, uma meta que está prestes a ser atingida mais cedo do que o esperado. Em 2021, os veículos a gasolina representavam uma pequena fração das vendas.
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Comparação entre elétricos x gasolina na Noruega
- Atualmente, há 751.450 carros elétricos e 755.244 veículos somente a gasolina na Noruega, cada um compondo cerca de 26% das vendas de veículos.
- Os EVs estão sendo vendidos a uma taxa de aproximadamente 10.000 veículos por mês, enquanto as vendas de carros a gasolina são quase nulas.
- Deste modo, a previsão é de que os EVs ultrapassem os veículos a gasolina em número até meados deste mês.
Os veículos a diesel, que dominaram as estradas norueguesas desde 2014, ainda são mais comuns do que os EVs, com cerca de um milhão de unidades em circulação. No entanto, a popularidade dos veículos a diesel também está diminuindo, com um pico de vendas alcançado em 2017.
Além disso, há cerca de 208 mil híbridos plug-in e 156 mil híbridos não plug-in na Noruega, com os híbridos plug-in superando os não plug-in desde 2019. A crescente adoção de EVs está impactando negativamente as vendas de combustíveis fósseis, evidenciado pela queda nas vendas de combustível para motores no país.
Enquanto muitos países continuam longe de ter uma penetração tão alta de EVs, a Noruega demonstra que é possível substituir veículos a gasolina por elétricos sem os problemas previstos pelos críticos. Os países nórdicos, liderados pela Noruega, têm mostrado sucesso na transição para EVs, desafiando as previsões pessimistas sobre a adoção de veículos elétricos.