Pular para o conteúdo

Histórico! Tem mais carros elétricos do que a gasolina nas ruas da Noruega

O número de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) supera o de veículos a gasolina na Noruega, revelam dados da Federação de Estradas do país (OFV), segundo a agência de notícias AFP. É a primeira vez que essa inversão de posições é registrada num país.

“Isso é histórico. Um marco que poucos vislumbravam há dez anos”, disse o diretor da OFV, Øyvind Solberg Thorsen. No entanto, os EVs não são os tipos de veículos mais usados por lá. Esse posto é ocupado pelos veículos a diesel.

Dos 2,8 milhões de veículos particulares registrados no país nórdico:

  • 754.303 são veículos totalmente elétricos;
  • 753.905 são veículos que funcionam a gasolina;
  • “E os quase 1,3 milhão que sobraram?”, você pode ter se perguntado. Esses são os veículos a diesel.
Carro elétrico visto de frente carregando em tomada
Número de veículos elétricos supera o de veículos a gasolina na Noruega (Imagem: PrasitRodphan/Shutterstock)

A eletrificação da frota de carros de passageiros está avançando rapidamente, e a Noruega está, portanto, se movendo rapidamente para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota de carros de passageiros dominada por veículos elétricos.

Øyvind Solberg Thorsen, diretor da OFV

Leia mais:

Transição energética

Ilustração de raio-x de carro elétrico
Noruega estabeleceu como meta que até 2025 todos os carros vendidos devam ser de algum tipo que não emita gases poluentes (Imagem: bclass/Shutterstock)

Na Noruega

  • País estabeleceu como meta que até 2025 todos os carros novos vendidos sejam de algum tipo que não emita gases poluentes (entram aqui totalmente elétricos e a hidrogênio, por exemplo);
  • O ano estipulado para a meta é dez anos à frente do objetivo da União Europeia (UE);
  • Autoridades norueguesas ofereceram incentivos fiscais para veículos elétricos, o que deixou seus preços competitivos em comparação a veículos a gasolina, diesel e até híbridos;
  • Em agosto, veículos totalmente elétricos representaram um recorde de 94,3% das novas inscrições de carros, impulsionados pelas vendas do Tesla Model Y;
  • Paradoxalmente, o país é um grande produtor de gás e petróleo.

Na Europa

  • Vendas de carros elétricos começaram a cair no final de 2023, conforme modelos híbridos se tornam mais populares;
  • Atualmente, representam apenas 12,5% dos novos carros vendidos no Velho Continente, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA);
  • Sua participação no mercado deve aumentar em 2025, para entre 20% e 24% das novas inscrições de carros, segundo o think tank Transport & Environment (T&E);
  • Há quem duvide da capacidade da UE de banir completamente os carros a gasolina e a diesel até 2035.