Pular para o conteúdo

Como recuperar arquivos apagados no PC ou notebook [6 modos]

Se ao transferir arquivos do seu computador para uma unidade extra ou até mesmo de uma unidade para outra você acabou perdendo eles, saiba que existem 6 maneiras de tentar recuperá-los. Confira, a seguir!

Como recuperar arquivos apagados no computador

1) Olhe nas pastas de origem e destino

Caso você não consiga achar o arquivo ou pasta específica na qual o colocou, olhe mais uma vez as pastas de origem e destino para ter certeza de que ele realmente não está em nenhuma delas. Em alguns casos, o item nem saiu da pasta de origem ou até mesmo aconteceu um erro no qual impediu que os arquivos fossem copiados de forma correta. 

Se a sua transferência foi para uma unidade externa, desconecte-a e reconecte-a para poder ver novamente se os arquivos não estão nela. 

Leia mais:

2) Veja a lixeira

Caso tenha limpado a pasta de origem antes de realizar a realocação dos arquivos, você pode acidentalmente ter excluído eles. Sendo assim, por via das dúvidas, olhe a lixeira para certificar-se de que eles não estão lá. Mas, se estiverem, basta fazer a restauração. Para isso, selecione os itens, clique com o botão direito e depois vá em “Restaurar”. 

Crédito: Microsoft

3) Confira seus backups

Uma maneira muito eficiente de recuperar arquivos são os backups. Usuários de computadores com o sistema operacional Windows, por exemplo, têm o OneDrive para a realização de backups. 

Nesse caso, se o serviço tiver sido configurado, é só fazer o login em dia na conta da Microsoft, abrir o aplicativo e encontrar os arquivos para baixá-los e voltar a usá-los. Também vale olhar na lixeira do OneDrive ou outro serviço de backup que você utiliza. 

4) Acesse o histórico de arquivos 

Você tem o Histórico de Arquivos habilitado em seu PC ou notebook? Esse é um recurso interno disponível em máquinas com o Windows. Ele realiza o backup automático de arquivos em locais específicos, como a Área de Trabalho, Favoritos, Bibliotecas e Contatos, colocando eles em uma unidade externa ou local de rede.

Histórico de Arquivos é um recurso nativo do Windows para fazer backup de arquivos.

Nele, é possível recuperar os arquivos perdidos. Para isso, conecte sua unidade, digite Histórico de Arquivos e clique sobre o serviço. Depois, é só tocar na opção de “Restaurar Arquivos Pessoais”, na barra lateral esquerda, selecionar os itens que quer recuperar e clicar no ícone verde “Restaurar”. 

5) Procure a ajuda de profissionais

Você também pode procurar a ajuda de profissionais, pois eles possuem conhecimentos que podem te ajudar a recuperar os arquivos. Além disso, se os itens perdidos estiverem no computador de seu trabalho, o ideal é acionar o departamento de TI, isso porque eles geralmente armazenam os arquivos em unidades de rede. 

Essas unidades costumam ter lixeiras próprias e os administradores muito provavelmente têm sistemas de backup em vigor. Assim, fica mais fácil de recuperar seus arquivos. 

6) Utilize software de recuperação de dados de terceiros

Se nenhuma das outras opções deu certo, uma última tentativa é tentar utilizar um software de recuperação de dados de terceiros. Há diversas opções para você utilizar, como a Stellar Data Recovery, a EaseUS Data Recovery Wizard, o Disk Drill e muitos outros. 

Como recuperar arquivos no Windows
Software de terceiros é uma solução para recuperar dados perdidos. Imagem: Nichcha / Shutterstock

Um detalhe importante é que a recuperação só é efetiva com HDDs. Isso porque com o SSD, o comando TRIM pode fazer você perder os seus dados de forma definitiva. Então, na hora de fazer o processo, tire a unidade de armazenamento e utilize uma unidade diferente para inicializar o sistema operacional.

Cada ferramenta tem o seu próprio funcionamento para a recuperação de dados. No Disk Drill, por exemplo, é necessário abrir o software, selecionar os dados perdidos e clicar em “Search for Lost Data”. Assim, serão procurados os arquivos deletados. Caso os encontre, toque em “recuperar”.