Pular para o conteúdo

Esta é a estrela mais próxima do Sol

Espalhadas pela imensidão do Universo, as estrelas mais próximas do Sol são visíveis a olho nu a partir da Terra. Devido ao seu tamanho e alta luminosidade, esses pontos brilhantes conseguem atravessar longas distâncias no espaço, tornando-se perceptíveis para o olho humano. 

Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localiza-se a 4,3 anos-luz do astro. Veja a seguir algumas curiosidades sobre as estrelas vizinhas.

Outra visão da estrela Proxima Centauri. Crédito: David Malin, Telescópio Schmidt do Reino Unido, DSS, AAO/Anglo-Australian Observatory/Royal Observatory, Edinburgh/David Malin/UKST via APOD/NASA

Quais são as três estrelas mais próximas do Sol?

Para simplificar a compreensão das distâncias astronômicas, os cientistas utilizam unidades como anos-luz e unidades astronômicas (UA). Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, o que equivale a aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros, enquanto uma UA (distância entre a Terra e o Sol) corresponde a cerca de 150 milhões de quilômetros.

A necessidade de se adotar outras unidades de medida vem da praticidade nos cálculos. Para se ter uma ideia, se astrônomos usassem quilômetros para medir as distâncias entre objetos no espaço, alguns valores poderiam ultrapassar nove dígitos.

Estrelas mais próximas do Sol:

  1. Proxima Centauri: Posicionada a 38 trilhões de quilômetros do Sol, ela é classificada como a estrela mais fraca do sistema estelar Alpha Centauri. Esse corpo celeste está tão distante que uma espaçonave viajando a 17,3 km/s levaria cerca de 73 mil anos para alcançá-la. Mesmo se viajássemos à velocidade da luz, a jornada ainda levaria cerca de 4,22 anos;
  2. Alpha Centauri A e B: O sistema Alpha Centauri é composto por duas estrelas: Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, que estão a 4,4 anos-luz do Sol. Essas estrelas formam um sistema binário, separadas por uma distância equivalente a 23 vezes a que existe entre a Terra e o Sol (150 milhões de quilômetros). Visíveis no apenas Hemisfério Sul, estão próximas da constelação do Cruzeiro do Sul;
  3. Estrela de Barnard: Localizada a 5,94 anos-luz do Sol, a Estrela de Barnard é uma anã vermelha que tem sido alvo de estudos por mais de um século. Em 2018, a NASA confirmou a presença de um exoplaneta orbitando essa estrela. De acordo com pesquisadores, esse exoplaneta pode ser classificado como uma “super-Terra”, com uma massa de pelo menos 3,2 vezes a da Terra, orbitando em um período de aproximadamente 233 dias.

As estrelas próximas ao Sol revelam muito sobre nosso lugar no cosmos. Com distâncias que desafiam nossa compreensão e potencial para abrigar exoplanetas, esses sistemas estelares continuam a ser um foco importante de pesquisa na astronomia, ampliando cada vez mais nosso conhecimento sobre o Universo.

Com informações da National Geographic.