Em evento realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o presidente Lula criticou a alta concentração de renda. Homenageado pela Fundação Bill e Melinda Gates, o presidente brasileiro defendeu que os bilionários não podem ter mais dinheiro que países como o Brasil ou o Reino Unido.
Fala do presidente aconteceu durante evento sobre combate à fome
O discurso de Lula aconteceu durante a cerimônia de premiação Goalkeepers. O evento tinha como objetivo discutir o combate à fome e à extrema pobreza no mundo.
O problema do mundo não é falta de dinheiro. O problema é que você tem hoje no planeta Terra cinco mega empresários que têm mais dinheiro do que 10 países. Isso não tem explicação. Eu não sou contra ninguém ser rico, eu sou contra as pessoas serem pobres. Não é possível uma pessoa sozinha ter mais dinheiro do que o Reino Unido. Não é possível que uma pessoa sozinha tenha mais dinheiro do que o Brasil, que tem 210 milhões de habitantes.
Lula, presidente do Brasil
O presidente brasileiro ainda chamou de “louvável” a criação da fundação por Bill Gates e as suas expressivas doações para causas humanitárias. No entanto, afirmou que apenas “políticas públicas” acabarão com a fome no mundo.
Apesar das falas de Lula, Gates não demonstrou desconforto em nenhum momento, sorrindo durante quase todo o discurso do presidente brasileiro.
Leia mais
Outras declarações do presidente Lula
- As falas de Lula foram um prévia do discurso do governo brasileiro na Assembleia Geral da ONU, que começou nesta terça-feira (24).
- As declarações ainda se conectam às propostas que o Brasil tem defendido no âmbito do G20, bloco das maiores economias do mundo, e atualmente presidido pelo governo brasileiro.
- Entre os planos do país, está tentar convencer os pares a adotar a taxação de grandes fortunas e impedir que bilionários mantenham seus recursos em paraísos fiscais para driblar impostos.
- Ao dizer que o “mundo está desgovernado”, Lula defendeu uma reforma na governança global e na ONU para que sejam cumpridos os acordos e protocolos mundiais e seja alcançada a redução das emissões de gases do efeito estufa que ameaçam o planeta.
- O presidente brasileiro disse que, em termos de energia limpa, o Brasil será “imbatível”, relembrando que 90% da matriz energética brasileira já é limpa.
- E ainda aproveitou a ocasião pra defender a criação do Estado Palestino, destacando que o montante gasto em armas no ano passado poderia ter acabado com a fome de 733 milhões de pessoas no mundo.