O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com milhões de compartilhamentos de fotos, vídeos, textos e memes. Porém, o que fazer quando a plataforma impede que você a utilize normalmente?
Para lidar com esse problema, reunimos uma série de possíveis soluções para você testar. A seguir, veja o que fazer caso o Facebook pare de funcionar.
Verifique se o problema é a empresa
Muito embora as pessoas que trabalham para o Facebook já estejam acostumadas com a grande quantidade de dados que precisam gerenciar para manter a plataforma ativa, nem sempre isso ocorre como planejado. Por isso, se o site ou o aplicativo da rede social começou a dar problema, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a causa da instabilidade é da própria empresa.
A forma mais fácil de verificar isso é acessando o site Down Detectar, procurar se há relatos de outros usuários sobre a plataforma estar com algum problema, e analisar se o gráfico de desempenho do Facebook parece bom ou ruim. Além disso, você pode acessar o site ou app por diferentes aparelhos: se também houver instabilidade, então há uma chance de que o problema seja os servidores da rede social.
Reinicie os sistemas
Agora, você deve priorizar o seu aplicativo e dispositivo. Tente fechar o software no seu aparelho (ou todas as abas abertas no navegador), retorne para a área de trabalho e reinicie o seu dispositivo.
Fazer isso não apenas fechará todo e qualquer programa que estivera funcionando em segundo plano, como também encerra o funcionamento do app do Facebook e pode restaurar/atualizar alguns comandos do seu aparelho.
Em seguida, aguarde o dispositivo iniciar, conectar-se novamente à internet e só então tente abrir o aplicativo ou site.
Procure por atualizações ou exclua o app
Aplicativos são constantemente atualizados, mas nem sempre essas atualizações são automáticas: nesse caso, você deve instalá-las manualmente. Para isso, abra a loja de apps do seu celular, procure pelo aplicativo do Facebook e veja se há uma atualização pendente; caso haja, atualize o app.
Se isso não funcionar ou se não tiver uma atualização pendente, então exclua o aplicativo e depois o reinstale. Fazer isso auxilia a deletar dados corrompidos, pastas superlotadas de dados no cache e ainda permitirá que você baixe a versão mais atual do app.
Leia mais:
Examine a sua conexão de internet
Considerando que o Facebook é um aplicativo que precisa de internet, a ausência dela impede que você utilize o seu app. Por isso, recomendamos, primeiro, que você verifique se o sinal de internet está ativo: abra outros aplicativos, como YouTube, e veja se a internet funciona normalmente. Se ela estiver a todo vapor, pule para o próximo tópico do texto.
Mas, caso ela apresente problemas, recomendamos que faça o seguinte: desligue o equipamento ao retirá-lo da tomada, aguarde um minuto, religue-o e pressione o botão “Reset” que fica na lateral do modem. Depois, espere a internet estabilizar e tente acessar os aplicativos das redes sociais.
Limpe o cache do seu navegador
Todo software possui uma pasta de cache, a qual guarda dados sobre a sua navegação feita no aplicativo. Contudo, quando essa pasta fica superlotada ou com dados corrompidos, isso afeta a reprodução de sites.
Portanto, acesse as configurações do seu browser, procure pelos dados de cache e exclua todos eles. Em seguida, feche o navegador e abra-o novamente.