A missão Crew-9 será lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, e fará o resgate dos astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore. O lançamento está programado para ocorrer no Complexo de Lançamento Espacial-40 da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 18h23, pelo horário de Brasília.
Os dois astronautas viajaram ao laboratório orbital em junho a bordo da Starliner e deveriam ficar oito dias no espaço. Porém, o cronograma acabou prejudicado em razão de problemas na espaçonave da Boeing (que voltou sem tripulantes) – e agora, o retorno da dupla deve ocorrer em fevereiro de 2025.
Leia também:
Resumidamente, a missão Crew-9 foi planejada para levar quatro tripulantes na cápsula Crew Dragon à ISS. Ela foi ajustada pela NASA e pela SpaceX para o resgate dos dois astronautas da Starliner – e agora, vai levar apenas o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov.
Os assentos das astronautas norte-americanas Zena Cardman e Stephanie Wilson, que participariam da missão, serão ocupados por simuladores de massa. Daqui a cinco meses, nesses lugares, estarão Williams e Wilmore, no retorno da missão Crew-9. Até lá, Hague e Gorbunov vão conduzir pesquisas em órbita e caminhadas espaciais, seguindo a rotina da ISS.
Furacão atrasou lançamento de resgate
De início, a missão Crew-9 estava programada para decolar em 18 de agosto. Ela foi remarcada para a última terça-feira (24) e depois passou para quarta (26). No entanto, o avanço da tempestade tropical Helene exigiu novo adiamento.
A NASA transmitirá ao vivo o lançamento e a chegada da cápsula Dragon na ISS. Os astronautas da Crew-9 substituirão a equipe da Crew-8, que está na ISS desde março, e retornarão a bordo da cápsula Dragon em que voaram.