Pular para o conteúdo

Carta reúne Jane Fonda e Bryan Cranston por nova lei para IA

Um grupo de mais de 125 artistas ligados à Hollywood divulgou uma carta aberta nesta semana para pedir a sanção de um projeto de lei que regulamenta o desenvolvimento de inteligência artificial na Califórnia, nos Estados Unidos.

As assinaturas incluem Jane Fonda, JJ Abrams, Shonda Rhimes, Bryan Cranston, Alec Baldwin, Pedro Pascal, Jessica Chastain, Adam McKay, Alfred Molina e Whoopi Goldberg. “Acreditamos plenamente no potencial deslumbrante da IA ​​para ser usada para o bem. Mas também devemos ser realistas sobre os riscos”, diz trecho do comunicado.

O projeto de lei SB 1047 é um dos mais robustos na legislação americana até agora no que diz respeito à IA. E ter a aprovação no estado da Califórnia é ainda mais significativo pela concentração das cinco maiores empresas de tecnologia no Vale do Silício.

Inteligência artificial
Governador tem até 30 de setembro para sancionar lei / Imagem: SomYuZu/Shutterstock

O documento já foi aprovado por deputados estaduais e precisa ser sancionado pelo governador Gavin Newsom até 30 de setembro para começar a valer. Em uma entrevista recente ao LA Times, o democrata disse que tinha ponderações quanto ao impacto financeiro do projeto, que, segundo ele, poderia reduzir a competitividade do estado.

Leia Mais:

Uma das premissas do SB 1047 é a criação de ferramentas para evitar danos no futuro. A proposta cria uma série de modelos que deveriam ser aplicados pelas bigtechs na criação e aprimoramento de dispositivos que usam inteligência artificial.

O texto tem sido criticado pela maior parte da indústria de IA, pela presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, pela prefeita de São Francisco, London Breed, e por democratas do Congresso da Califórnia, segundo o site The Verge.

Ilustração gerada com IA. Imagem mostra um jovem segurando um celular nas mãos. O celular tem um holograma de inteligência artificial saindo da tela
Nova lei cria modelos de criação de IA / (Imagem gerada via DALL-E/Vitória Gomez/Olhar Digital)

Leia a carta na íntegra

Caro governador Newsom, 

Como você bem sabe, algumas das empresas mais lucrativas e poderosas do mundo estão atualmente correndo para dominar a enorme oportunidade de negócios conhecida como IA. Muitas dessas empresas estão sediadas no seu estado natal, Califórnia.

Na semana passada, você assinou dois projetos de lei que ajudarão a proteger os direitos e meios de subsistência dos artistas de vários usos antiéticos da IA ​​por essas grandes empresas de tecnologia. Somos genuinamente gratos por isso.

Mas agora, há outro projeto de lei aguardando urgentemente sua assinatura que regularia a IA: o SB 1047 do senador Wiener. Este projeto de lei não é sobre proteger artistas — é sobre proteger a todos.

Ameaças graves da IA ​​costumavam ser coisa de ficção científica, mas não mais. Embora os oponentes bilionários do SB 1047 rejeitem essas preocupações como fantásticas, muitos dos principais engenheiros, acadêmicos e formuladores de políticas do setor alertam o contrário. Em uma carta aberta recente em apoio ao SB 1047, mais de cem funcionários atuais e antigos da OpenAI, Google DeepMind, Anthropic, Meta e xAI disseram:

“Acreditamos que os modelos de IA mais poderosos podem em breve representar riscos graves, como acesso expandido a armas biológicas e ataques cibernéticos em infraestrutura crítica. É viável e apropriado para empresas de IA de ponta testar se os modelos de IA mais poderosos podem causar danos graves, e para essas empresas implementarem salvaguardas razoáveis ​​contra tais riscos.”

O SB 1047 implementaria as salvaguardas que esses insiders da indústria estão pedindo. O projeto de lei foi aprovado com maiorias esmagadoras no Senado e na Assembleia do Estado da Califórnia. As pesquisas mostram que 77% dos californianos aprovam o projeto de lei. Por que o governador não o sancionaria?

Governador Newsom, a maioria de nós é residente da Califórnia. Somos seus apoiadores. Votamos em você. Queremos continuar a acreditar que você é um líder que defenderá o bem-estar de todos, não apenas alguns gigantes do Vale do Silício.

Acreditamos plenamente no potencial deslumbrante da IA ​​para ser usada para o bem. Mas também devemos ser realistas sobre os riscos. Agora é o nosso momento, governador, para a Califórnia dar esse exemplo prático e positivo para todos os Estados Unidos, bem como para o resto do mundo.