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Os veículos elétricos são muito mais antigos do que você pensa

Os veículos elétricos se transformaram numa verdadeira tendência, com designs arrojados e baterias cada vez mais sofisticas. No entanto, esta tecnologia está longe de ser uma novidade. E não, não foi a Tesla a primeira empresa a fabricar modelos de carros elétricos.

Primeiros protótipos são do século XIX

O desenvolvimento do primeiro veículo elétrico do mundo levou anos e só foi possível a partir da descoberta de um inventor húngaro chamado Ányos Jedlik. Ele criou o princípio da autoexcitação do dínamo, que substituiu os ímãs permanentes na construção de um dínamo por bobinas.

Jedlik também criou um dos primeiros projetos de motores elétricos, o auto-rotor magnético relâmpago, em 1827. Ele usava corrente contínua e tinha os mesmos componentes básicos que ainda estão em uso hoje: um estator, um rotor e um comutador.

O inventor decidiu colocar sua invenção em uma pequena placa com rodas. Dessa forma, surgia, em 1828, o primeiro veículo elétrico automotor do mundo. O protótipo funciona até hoje e está em exibição na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste.

Nas décadas seguintes, diversos veículos elétricos de pequena escala foram construídos em vários lugares do mundo. No entanto, acredita-se que o primeiro a criar um veículo (no caso, uma carruagem elétrica) capaz de transportar pessoas foi o inventor escocês Robert Anderson. Isso aconteceu entre 1832 e 1839. O veículo usava baterias não recarregáveis e podia atingir uma velocidade de pouco mais de 3 km/h.

Em 1838, outro escocês, Robert Davidson, construiu uma locomotiva elétrica que atingiu uma velocidade documentada de 6 km/h. Embora funcionasse, o uso destas tecnologias ainda era impraticável porque, para carregar suas baterias, era necessário que os produtos químicos líquidos fossem substituídos todas as vezes, o que era muito caro. As baterias de chumbo-ácido, mais facilmente recarregáveis, só seriam inventadas no final da década de 1850.

Levaria mais algumas décadas até que um EV grande o suficiente para transportar passageiros em uma estrada fosse criado. Isso é creditado ao inventor britânico Thomas Parker, que construiu um veículo elétrico, em 1884, que usava para ir ao trabalho. A criação abriu caminho para os primeiros elétricos comercialmente viáveis, que apareceram na década de 1890.

Por volta de 1890, um inventor de Iowa, William Morrison, desenvolveu um protótipo de veículo elétrico para seis passageiros que poderia atingir velocidades de até 22 km/h. Já no início do século XX, centenas de veículos elétricos, assim como estações de carregamento e até estações de troca de baterias, já apareciam em várias grandes cidades da Europa e dos Estados Unidos.

Em Nova York, em 1899, havia 100 táxis elétricos em serviço, e um desses veículos recebeu uma das primeiras multas por excesso de velocidade já emitidas no país, ao viajar a cerca de 20 km/h. As informações são do InsideEVs.

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Declínio e volta dos carros elétricos

  • Apenas alguns anos depois, no entanto, os veículos com motor a combustão acabaram vencendo esta disputa em função da maior facilidade de uso.
  • Os elétricos não desapareceram completamente, mas perderam muito espaço.
  • Foi graças ao desenvolvimento tecnológico das últimas décadas que estes modelos voltaram com força.
  • Hoje, parte da frota mundial já é composta de EVs e a expectativa é que estes números aumentem ainda mais.
  • Apesar disso, ainda existem algumas dificuldades, como a falta de infraestrutura para recarga dos carros em algumas regiões do mundo.