Incêndios envolvendo carros elétricos em garagens subterrâneas criaram um clima de apreensão na Coreia do Sul. Segundo a mídia local, um Mercedes-Benz EQE, um Kia EV6 e um Tesla Model X pegaram fogo na capital Seul em questão de dias de diferença.
Como a maioria dos coreanos vive em prédios, um incêndio subterrâneo em um carro elétrico pode ser catastrófico. A ocorrência envolvendo o carro da Mercedes, por exemplo, danificou outros 140 veículos e levou dezenas ao hospital por conta da fumaça.
Todos os incidentes também foram difíceis para os bombeiros controlarem o fogo (já explicamos aqui os perigos de um incêndio em baterias de lítio).
O resultado? Uma queda nas vendas de EVs no país. E essa não é uma dor de cabeça que a Hyundai quer lidar. A montadora preferiu trazer uma arma para essa briga: uma espécie de tanque que funciona como bombeiro e não precisa de condutor a bordo.
Como é o tanque bombeiro da Hyundai?
- Dizem que o veículo terá canhões de água e mais resistência ao calor, o que seria necessário, já que os incêndios das baterias de íons de lítio podem atingir temperaturas acima de 2.700 graus Celsius:
- As informações são da agência de notícias sul-coreana Yonhap. Segundo a publicação, a Hyundai está trabalhando com a Agência Nacional de Incêndios do país para desenvolver e implantar um veículo de combate a incêndio controlado remotamente a partir de 2026.
- O veículo é retratado em ilustrações em vermelho brilhante e com seis rodas.
- Ele é supostamente baseado em uma plataforma de veículo não tripulado da Hyundai Rotem, o braço de veículos industriais do companhia.
Leia mais:
Um veículo sem tripulação projetado especificamente para combater esses tipos de incêndios deve conseguir fazer um trabalho que é muito mais perigoso para bombeiros humanos. Quando um incêndio de EV acontece em uma garagem subterrânea, o espaço para se mover é limitado, o calor fica preso e o incêndio se espalha rapidamente para outros carros.
No fim, este pode ser um trabalho mais adequado para máquinas. Os testes do tanque de combate a incêndio da Hyundai estão programados para começar no segundo semestre de 2025.