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Nova e-bike dobrável manda bem na cidade e no off-road

Para que uma bicicleta se torne um veículo realmente viável para grandes cidades, é preciso que ela se adapte a realidades distintas. Vamos falar de São Paulo, por exemplo.

Eu moro na Zona Norte e trabalhava no Morumbi, na Zona Sul. Pelas vias tradicionais, o percurso tem aproximadamente 25 quilômetros. Levando em consideração que a velocidade média das bikes varia entre 15 a 25 km/h (dependendo da intensidade que você pedala), estamos falando em um trajeto que duraria entre 1 e 2 horas.

Ou seja, são poucos os que se aventurariam em 25 quilômetros para ir e outros 25 para voltar! Além do tempo de deslocamento, teria o tempo de um bom banho, convenhamos. Isso sem contar que São Paulo não oferece uma ciclovia direta entre os dois bairros. A pessoa teria de pedalar no meio das Marginais Tietê e Pinheiros – o que não é muito recomendado. Grupos de ciclistas até usam essas vias, mas em turmas grandes e fora dos horários de pico.

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Agora, imagine, por outro lado, usar a bicicleta apenas em alguns trechos. Utilizar o transporte público para grandes distâncias e a bike para as curtas, sejam elas de asfalto, de terra ou de pedra.

Essa é a premissa dos novos modelos G Line, da britânica Brompton Electric, que diz ter as bicicletas elétricas mais versáteis do mundo.

Para todos os terrenos

  • Como deu para ver no vídeo, as bicicletas ficam em um tamanho bem razoável dobradas (72 x 67 x 21 cm).
  • E elas são muito fáceis de desdobrar!
  • O único problema é o peso: o modelo elétrico pesa pelo menos 16 quilos.
  • A alternativa para isso é usar um adaptador para levar o veículo como se fosse uma bagagem, com rodinhas.
  • De acordo com a Brompton, a bateria de 345 Wh da e-bike foi “rigorosamente testada para confiabilidade e segurança inigualáveis”.
  • Ela possui algo entre 30 a 60 km de alcance por carga, dependendo do modelo.
  • O carregador incluso fornecerá uma recarga em quatro horas – um tempo bastante razoável e que funciona bem para quem usa a bike como transporte para o trabalho.
  • A G Line tem ainda um guidão personalizado mais largo com manoplas ergonômicas que proporcionam “estabilidade excepcional”.
  • O assento é mais largo para maior conforto e os pedais de plataforma também, para melhor aderência.
  • Outra atualização feita pela empresa foram as rodas de 20 polegadas envoltas em pneus Schwalbe robustos.
  • Isso garante desempenho em terrenos mais instáveis, como a terra e o cascalho (que aparece no vídeo acima).
De acordo com a marca, o modelo consegue bom desempenho em vários tipos de terrenos – Imagem: Divulgação/Brompton Electric

Preço e condições

Por se tratar de um lançamento, a Brompton ainda não definiu o preço da nova G Line em todos os mercados. No Reino Unido, porém, já sabemos que o modelo elétrico vai custar 3.499 euros.

Você também poderá optar pelo modelo tradicional, sem ser elétrico, por 2.399 euros.

Lembrando que uma e-bike possui um sistema de assistência de pedal, que facilita bastante a atividade (garantindo também uma velocidade máxima maior).

A Brompton não tem loja própria aqui no Brasil, mas você encontra algumas marcas que revendem os produtos da empresa.

As informações são do New Atlas.