Pular para o conteúdo

Como copiar uma tabela da internet direto para o Excel

Quem trabalha com o Excel no dia a dia pode enfrentar algumas dificuldades, já que o programa tem diversas funções e nem todas elas estão totalmente explícitas. Conhecido principalmente pela habilidade de fazer tabelas dos mais variados tipos, o Excel foi aumentando suas tarefas desde o seu lançamento.

Para facilitar a vida de quem precisa utilizar tabelas disponíveis na internet, até mesmo para editá-las, a Microsoft oferece o Power Query, uma ferramenta que permite a importação de dados da web diretamente para o Excel.

Confira abaixo como fazer para importar os dados da web para o Excel, inclusive tabelas.

Como importar tabelas da internet para Excel

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Abra o Excel e, na tela inicial, selecione Novo;

    Na caixa Pesquisar modelos online, pesquise Power Query;

  2. Abra o tutorial Power Query e pressione Criar;
  3. Na planilha Importar Dados da Web, copie a URL da página do qual a tabela que deseja copiar está;
  4. Selecione Dados > Obter> de Transformação da Web;
  5. Pressione CTRL+V para colar a URL na caixa de texto e selecione OK;
  6. No painel Navegador, em Opções de Exibição, selecione a tabela Resultados;

    Power Query o visualizará no painel Modo de Exibição de Tabela à direita;

  7. Selecione Carregar. Power Query transforma os dados e os carrega como uma tabela do Excel;
  8. Clique duas vezes no nome da guia folha e, em seguida, renomeie-o. Pronto!

Caso seja necessário, acesse o site da Microsoft para ver um vídeo com o passo a passo.

Para que a planilhe atualize sozinha quando for aberta:

Clique com o botão ESQUERDO (clique simples) na tabela (verde) gerada, e em seguida, selecione a opção de Propriedades da Conexão:

Em seguida, clique na opção Atualizar dados ao abrir o arquivo:

É só salvar e pronto! Toda vez que abrir o arquivo, o Power Query vai fazer essa busca de dados para você.

Leia mais:

Para editar a tabela antes de carregar

Isso é possível no Ambiente Power Query dentro do Excel. É um ambiente virtual, que é onde você determina as etapas no tratamento de dados antes de importá-los. Para acessar esse ambiente, siga a imagem:

Aqui, podemos selecionar o que queremos fazer com nossa tabela, como por exemplo, com 2 cliques no cabeçalho, mudar os títulos:

No canto do cabeçalho está um “ABC”, evidenciando que temos texto nessa coluna, e não podemos aplicar operações matemáticas (como soma) em textos.

Selecione as colunas com o Ctrl apertado, e altere o tipo de dados:

Com isso, os números foram “para direita”, e o “ABC” mudou para “1.2”. Isso significa que ali há dados numéricos agora.

Para finalizar, você pode, por exemplo, selecionar as colunas que não quer, e apertar o delete. Após isso, basta fechar e carregar.

Uma vez que você configurou seu comando no Power Query, toda vez que atualizar a planilha (seja pelo botão de Atualizar, ou pela opção de atualização na abertura), todos os comandos do Power Query serão reaplicados.