Uma nova assistente de inteligência artificial tem sido usada para sugerir perguntas e diagnósticos potenciais de pacientes que buscam atendimento em hospitais no Brasil. Batizada de Lya, a tecnologia usa como base o CID (Classificação Internacional de Doenças) para agilizar a tomada de decisão do médico.
A ferramenta foi criada pela empresa de tecnologia CTC e está sendo testada em dez unidades pelo país como suporte de atendimento.
A assistente pode ser usada por profissionais de diversas especialidades, incluindo clínica médica, pediatria, cardiologia e nutrição. O sistema usa o conceito de Smart Apps, com atendimento personalizado em um design simplificado.
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Consultas automatizadas
Médicos dedicam, em média, 16 minutos de cada atendimento ao registro de informações dos pacientes, segundo estudo publicado no Annals of Internal Medicine. Com a tecnologia, o tempo gasto com documentação e revisão de prontuários é reduzido.
“Uma das principais funcionalidades da Lya é a transcrição da conversa durante a consulta, que libera o médico da função de preenchimento de dados manualmente, pois será automatizada pela plataforma”, explica Valter Lima, CEO da CTC.
A Lya é capaz de armazenar apenas os dados essenciais para o acompanhamento da jornada do paciente. Isso também reduz a chance de abandono do tratamento.
De acordo com a empresa, 96% dos profissionais relatam alta satisfação com a plataforma e 85% dos médicos adotaram a IA regularmente. A empresa oferece opções de assinatura para hospitais, clínicas e profissionais de saúde autônomos.