Pular para o conteúdo

O que é preciso para uma noite de sono realmente saudável?

A noção mais comum sobre o que constitui um sono saudável leva a grande maioria das pessoas a pensar que devem adormecer rapidamente e acordar revigoradas após cerca de oito horas. No entanto, a realidade é diferente: um sono saudável é cíclico, envolvendo diferentes estágios, e pode incluir vários breves despertares.

Em um artigo do site The Conversation, os especialistas da Flinders University, Amy Reynolds, Claire Dunbar, Gorica Micic, Hannah Scott e Nicole Lovato explicaram o que é preciso para uma noite de sono ideal.

Ciclos de sono

Durante a noite, os adultos passam por ciclos de sono de aproximadamente 90 minutos, começando com sono leve, passando por estágios mais profundos e chegando ao sono REM, onde ocorrem os sonhos.

É normal acordar brevemente ao final de cada ciclo, e esses despertares podem aumentar com a idade. Se não lembramos desses momentos, não há motivo para preocupação, pois são geralmente muito breves.

O que significa dormir bem?

Embora se diga que adultos precisam de sete a nove horas de sono, a qualidade do sono também é essencial.

Uma boa noite de sono envolve adormecer em cerca de 30 minutos, não acordar por longos períodos e sentir-se descansado ao acordar. Se você se sente constantemente cansado durante o dia, pode ser hora de consultar um médico.

Leia mais:

Caso você desperte brevemente e volte a dormir, não se preocupe: seu sono não está pior por conta disso (Imagem: Tavarius/Shutterstock)

Problemas comuns para dormir

  • Distúrbios do sono, como insônia e apneia do sono, afetam uma parte significativa da população, especialmente à medida que envelhecemos;
  • Além disso, fatores, como condições de saúde crônicas e interrupções durante a noite, como crianças ou barulho, podem prejudicar o sono;
  • Se essas interrupções causam frustração ou afetam seu funcionamento diário, pode ser um sinal para buscar ajuda;
  • Dificuldades para levantar pela manhã podem resultar de vários fatores, como falta de sono ou horários irregulares. Se isso impacta sua rotina, considere consultar um especialista em sono.

Embora dispositivos de rastreamento de sono possam fornecer dados sobre os ciclos, eles não são perfeitos. A polissonografia em laboratório é o padrão ouro para avaliar o sono.

É mais útil observar seus próprios padrões de sono ao longo do tempo e ajustar comportamentos que possam prejudicá-los. Se os dados do rastreador geram ansiedade, é aconselhável discutir isso com seu médico, que pode encaminhá-lo a um especialista em sono.

Especialistas afirmam que o ciclo do sono permite que se acorde rapidamente entre as horas necessárias para dormir de maneira saudável (Imagem: Ground Picture/Shutterstock)