Pular para o conteúdo

Quais são os minerais mais importantes para o corpo humano?

Fundamentais para nossa saúde, os minerais são essenciais para a manutenção do metabolismo. No entanto, existem alguns que não podem faltar, sendo os minerais mais importantes para o corpo humano.

Sobretudo, esses macros e micronutrientes chegam a representar entre 4 a 5% do peso corporal em mulheres e homens adultos. Em sua maioria estão presentes em alimentos como vegetais, cereais e de origem animal. Saiba quais são eles e, para que servem na nossa lista a seguir.

Leia mais

O que são sais minerais?

Antes de saber quais são os minerais mais importantes para o corpo humano, saiba o que exatamente o que é um mineral. Para começar são classificados como substâncias inorgânicas e representam um tipo de nutriente capaz de participar de diversas áreas do nosso metabolismo.


Alimentos ricos em ferro em fundo cinza claro. Conceito de alimentação saudável. Vista superior, configuração plana, espaço de cópia
Alimentos ricos em minerais/Shutterstock/Foto Tatjana Baibakova

Dessa forma, fazem parte de estruturas como: ossos, músculos, dentes, cérebro pele e coração. Além disso, atuam na regulação de fluidos e secreções, facilitam o envio de impulsos do sistema nervoso e estimulam a respiração celular. Vale lembrar que os minerais são divididos em dois grupos: os macros e microminerais.

Macrominerais

Esses macrominerais são componentes que devem ser consumidos diariamente, em uma quantidade acima de 100 miligramas. São exemplos de macromineirais: o cálcio, fósforo e o potássio.

Microminerais

Diferente dos macros, os microminerais podem ser consumidos em uma quantidade abaixo de 100 miligramas por dia. Entre os mais conhecidos estão: Ferro, Manganês, Selênio, Zinco, dentre outros.

5 minerais mais importantes para o corpo humano

Vitamina B12

A vitamina B12 está entre os minerais mais importantes para o corpo humano, não é à toa que o individuo que tem deficiência de B12 pode enfrentar sérios problemas de saúde, como: anemia, problemas neurológicos e falta de memória.

Alimentos ricos em B12
Imagem: Tatjana Baibakova / Shutterstock

Por isso, se você quer manter a sua B12 em dia é indicado ingerir alimentos de origem animal, como carne, fígado, rim, ovos e laticínios. Vale lembrar que a vitamina é essencial para proporcionar energia e manter o sistema nervoso saudável.

Vitamina C

Se a B12 é essencial, a vitamina C é primordial! Antigamente, quando não se sabia o tamanho da sua importância para o corpo humano, muitas pessoas vinham a óbito por escorbuto, uma doença desenvolvida por conta de deficiência de vitamina C.

Entre outras coisas, a vitamina C é essencial por seu poder antioxidante capaz de controlar a formação de radicais livres e reforçar o sistema imunológico. Esse composto pode ser encontrado em frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, além de frutas vermelhas e vegetais verde-escuros.

Ferro

O Ferro é um dos minerais mais importantes do corpo humano, pois é responsável por grandes processos como: transporte de oxigênio, síntese de DNA, produção de energia, produção de colágeno, cicatrização e manutenção do nosso sistema imunológico.

Não é à toa que a deficiência desse componente pode gerar sérios danos à saúde, como anemia, por exemplo. Para evitar isso, consuma ferro nos seguintes alimentos: fígado, carnes, vísceras, vegetais de folhas verde-escuras, leguminosas e ovos.

Cálcio

Alimentos ricos em cálcio com o símbolo químico Ca. Produtos naturais contendo cálcio. Os alimentos ricos em cálcio incluem nozes, sementes, laticínios, feijões e ervilhas. Dieta para osteoporose, alimento para ossos saudáveis.
Alimentos ricos em cálcio com o símbolo químico Ca/Shutterstock/Foto Danijela Maksimovic

Essencial para o corpo humano, o Cálcio desempenha importantes funções, como: formação de ossos e dentes, coagulação sanguínea, ritmo cardíaco normal, transmissão de impulsos nervosos e funcionamento de várias enzimas.

Esse componente pode ser encontrado em alimentos como: laticínios (leite, queijo e iogurte), peixes (sardinha e salmão), frutos-do-mar (ostras e mexilhões), vegetais (brócolis, couve, espinafre, rúcula, mostarda, acelga e agrião), entre outros.

Magnésio

Tamanha a sua importância entre os minerais essenciais ao corpo humano, a falta de Magnésio pode causar: aterosclerose, hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, infarto cardíaco, insuficiência cardíaca, angina, pedras nos rins e até eclâmpsia durante a gravidez.

Além disso, atua em funções como: a formação dos ossos e dentes, o funcionamento dos nervos e dos músculos, e o metabolismo do cálcio e do potássio.

O Magnésio está presente em alimentos como peixes, vegetais de folhas verdes, gérmen de trigo, grãos, cereais, cenoura, maçã, feijão, kiwi, tamarindo, banana, entre outros.