Um dos maiores sucessos de vendas da Europa nos últimos anos não é um SUV, um sedã ou um conversível. Ele, aliás, é muito menor do que esses modelos. Muito menor que qualquer carro que você já tenha visto.
Após seu lançamento em 2020, o Citroën Ami já vendeu mais de 65 mil unidades no Velho Continente. Ele foi apresentado como uma “solução de mobilidade”. Com apenas 2,41 m de comprimento e 1,36 m de largura, você pode estacioná-lo em qualquer lugar praticamente.
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O Ami também é elétrico, ou seja, polui infinitamente menos que os veículos a combustão. É verdade que ele não entrega tanto desempenho (alcança apenas 45 km/h), mas funciona como uma boa alternativa para ambientes fechados e distâncias curtas.
As principais críticas vindas de lá diziam respeito ao visual do veículo (que eu nem considero feio – mas, sim, parece um brinquedo de criança). A Citroën acaba de anunciar algumas mudanças externas, que vão deixar o Ami muito mais descolado.
Novo visual e mais informações
- O carrinho francês recebeu novas dianteira e traseira e novos para-lamas dianteiros mais robustos e consistentes.
- Os faróis foram redesenhados e ficaram bem bonitinhos, parecendo os olhos de algum desenho animado.
- Destaque também para as rodas, que apresentam calotas com desenhos de cubo (algo completamente diferente de tudo que você já viu).
- O interior, por sua vez, parece inalterado, assim como as especificações técnicas.
- A velocidade máxima, como já dissemos, é controlada eletronicamente até os 45 km/h.
- Ele tem a mesma bateria de 5,5 quilowatts-hora de antes, o que lhe garante uma autonomia de até 80 quilômetros.
- O Ami tem ainda seu próprio cabo de energia, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V, e a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas.
Quando o Ami chega ao Brasil?
O Grupo Stellantis anunciou há mais de um ano, em julho de 2023, que o Citroën Ami chegaria “em breve” ao Brasil… E continuamos esperando sentados.
O site oficial da marca já tem uma página dedicada exclusivamente ao modelo, mas eles não estipulam nenhuma data de lançamento. Pedem aos interessados que se cadastrem para receber as novidades sobre o microcarro.
Um detalhe importante é que a tendência é que o Ami não possa circular pelas ruas aqui do Brasil. Ele deve ser homologado como um quadriciclo apenas e não um quadriciclo-carro, como acontece em vários países da Europa. Isso ocorre devido a dois fatores principais: o carrinho não tem airbags e possui velocidade máxima limitada.
No próprio site da Citroën no Brasil, eles colocam o Ami como “ideal para uso em ambientes privados como condomínios residenciais ou clubes”. E ideal para “o dia a dia empresarial, permitindo um rápido trajeto em áreas internas de fábricas, aeroportos, shoppings, estacionamentos e outros”. Ou seja, nada de circular pelas ruas e estradas.
Sobre os valores, Ami atual custa entre US$ 7.990 (R$ 45 mil) e US$ 8.990 (quase R$ 51 mil). O preço do modelo reestilizado provavelmente permanecerá o mesmo.
Já os valores no Brasil serão muito maiores do que esses da conversão. Especialistas apontam, no entanto, que ele deve sair a menos de R$ 100 mil.
As informações são do Inside EVs.