Pular para o conteúdo

Caminhão elétrico sem cabine será usado pela 1ª vez no Brasil

A Suzano, empresa de produtora de celulose, anunciou testes do primeiro caminhão autônomo elétrico da América Latina em operações portuárias no Brasil. A expectativa é apresentar e colocar o veículo em prática já nos próximos anos.

O objetivo por trás da iniciativa é diminuir o risco para motoristas, aumentar a eficiência e reduzir custos e emissões.

Caminhão elétrico recebeu apoio para sair do papel (Imagem: Divulgação/Suzano)

Primeiro caminhão elétrico autônomo a entrar em operação no Brasil

O projeto é da Suzano em parceria com a Lume Robotics, empresa brasileira de soluções para mobilidade urbana responsável pela configuração “sem cabine” do modelo. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionou a iniciativa para receber apoio e fechou contrato de R$ 3 milhões para o desenvolvimento do veículo.

Veja como funciona o caminhão elétrico autônomo:

  • O modelo usa o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, que contém uma série de hardwares, como sensores a câmeras integrados a programas de controle, incluindo IA;
  • Isso permite que o caminhão não dependa de comandos tradicionais – afinal, não precisa de um motorista;
  • No lugar, ele se localiza com precisão em tempo real e de forma autônoma usando a tecnologia. Segundo a Suzano, é possível desviar de obstáculos (fixos e móveis) e responder de forma dinâmica ao ambiente de trabalho.
Testes serão em operação portuária real da Suzano (Imagem: Divulgação/Suzano)

Leia mais:

Caminhão elétrico já tem previsão para começar a funcionar

Ainda de acordo com a nota, o caminhão elétrico sem cabine terá testes de implementação e validação em operação portuária real da Suzano. O trabalho é andar trajeto de quatro quilômetros, entre o armazém e o costado do navio, carregando 64 toneladas de celulose. Esse processo deve acontecer cerca de 50 vezes por dia sem parar.

A previsão é que o modelo fique pronta para apresentação em 2027, com as operações de testes começando até 2028.