A enxurrada de descontos criados para impulsionar a venda de carros elétricos novos tem impactado significativamente o mercado de revenda nos Estados Unidos, segundo reportagem do The Wall Street Journal.
Em setembro, o preço médio de venda de um veículo elétrico de três anos era de cerca de US$ 28.400 (R$ 160 mil pela cotação atual). Isso representa uma queda de 25% em relação ao início de 2023 — e menos do que um veículo com motor a gasolina.
Dados do site de compras de carros Edmunds mostram que a queda nos preços de modelos elétricos tem sido acentuada, enquanto os demais modelos permanecem com valores estáveis.
No ano passado, a Tesla, maior montadora de elétricos do mundo, cortou os preços de veículos novos em até um terço, forçando outras empresas a praticar reduções próprias para manter a concorrência.
E isso respingou no mercado de usados: o preço médio de tabela de um Modelo 3 e Modelo Y — os mais populares da empresa de Elon Musk — caiu cerca de 25%, de acordo com dados do site de listagem de carros CarGurus.
O impacto também foi grande após a locadora Hertz anunciar a venda de 20 mil veículos da frota elétrica nos Estados Unidos no início do ano. A empresa vinha apostando na demanda até então crescente pela tecnologia, mas os resultados não saíram como esperado. Os clientes ainda se preocupam com a falta de pontos para carregamento e viagens limitadas pela autonomia da bateria.
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Como forma de atrair clientes, as marcas têm reduzido os valores dos modelos elétricos aplicando um crédito fiscal de US$ 7.500 (R$ 42,2 mil pela cotação atual) no contrato de locação, segundo a reportagem.
No início do ano passado, o pagamento mensal médio de um leasing (espécie de aluguel) de carro elétrico era de US$ 950 (R$ 5,3 mil); em agosto, chegou a U$ 582 (R$ 3,2 mil), de acordo com a Edmunds.
Esse valor seria aproximadamente comparável ao que alguém pagaria a cada mês em um empréstimo para um modelo usado de US$ 28 mil (R$ 15,7 mil).
O leasing responde atualmente por quase 80% da modalidade de compra de um veículo elétrico novo em concessionárias nos Estados Unidos. Até então, esse número era de 16%.