A Cruise, subsidiária da General Motors (GM) focada em robotáxis, continua enfrentando grandes perdas financeiras, mesmo com a maioria de sua frota de veículos autônomos paralisada.
No terceiro trimestre de 2024, a empresa registrou perda de US$ 435 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões), melhorando em relação aos US$ 791 milhões (aproximadamente R$ 4 bilhões) perdidos no mesmo período de 2023.
Desde grave acidente em outubro de 2023, que deixou uma pedestre ferida, a Cruise está em hiato, embora tenha iniciado testes nos estados de Arizona e Texas (ambos nos Estados Unidos) e planeje lançar veículos dirigidos manualmente na área da baía de São Francisco ainda este ano.
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A transparência financeira da Cruise se destaca no setor, com a GM divulgando detalhes, como receita de US$ 26 milhões (cerca de R$ 130 milhões) e despesas de US$ 442 milhões (aproximadamente R$ 2,2 bilhões) no terceiro trimestre.
GM se mantém otimista em meio às perdas financeiras
- Apesar das críticas e das consideráveis perdas acumuladas, a CEO da GM, Mary Barra, mantém otimismo em relação à tecnologia de veículos autônomos;
- Ela já implementou mudanças na Cruise, demitindo 25% da equipe e cancelando projetos não viáveis, como o ônibus autônomo Origin;
- Conforme o The Verge, durante evento recente, Barra afirmou que a GM continuará a ser cautelosa com os investimentos na Cruise, prevendo que as perdas não ultrapassarão US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) em 2025;
- Além disso, ela anunciou que novidades sobre um “modelo de financiamento” para a Cruise serão reveladas em breve, sugerindo que novos parceiros poderão ajudar a suportar os custos da operação.
Embora a indústria de veículos autônomos ainda não tenha encontrado um caminho claro para a lucratividade, a GM espera demonstrar que a tecnologia pode ser segura e rentável no futuro.