Pular para o conteúdo

Mercedes-Benz inaugura fábrica para reciclar baterias

A Mercedes-Benz anunciou a inauguração da sua primeira fábrica de reciclagem de baterias nesta semana na cidade de Kuppenheim, no sul da Alemanha. De acordo com a montadora, a expectativa é recuperar mais de 96% dos dispositivos, incluindo materiais escassos presentes na composição, como lítio, e usá-los na produção de novas células.

Na inauguração, o Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, destacou a importância das baterias no mercado de carros elétricos.

Fábrica de reciclagem de bateria da Mercedes-Benz
Fábrica de reciclagem da Mercedes é a primeira do tipo na Europa (Imagem: Mercedes-Benz/Reprodução)

Fábrica de Mercedes-Benz terá reciclagem de baterias quase completa

Segundo a montadora, essa é a primeira vez que a Europa terá uma fábrica com um processo de reciclagem de baterias completo, desde a trituração dos módulos até a secagem e o processamento dos materiais ativos.

Saiba mais como funciona:

  • A planta conta com um processo mecânico-hidrometalúrgico realizado em vários estágios. Ele também processa a massa negra, os materiais ativos que compões os eletrodos das baterias;
  • Na prática, isso simplifica a reciclagem. Além disso, de acordo com a montadora, consome menos energia (já que não precisa de temperaturas altas) e desperdiça menos material;
  • A Mercedes-Benz também afirmou que a fábrica opera em um ambiente neutro em carbono líquido e é abastecido com eletricidade sustentável, a partir de um sistema fotovoltaico de 6.800 metros quadrados instalado no telhado. A capacidade de produção é de mais de 350 quilowatts.

O resultado é uma taxa de 96% de reciclagem, incluindo de materiais em escassez no mercado, como lítio, cobre e níquel, que podem ser reaproveitados para novas baterias para veículos elétricos.

Fábrica de reciclagem de bateria da Mercedes-Benz
Instalação será capaz de reciclar toneladas de baterias (Imagem: Mercedes-Benz/Reprodução)

Leia mais:

Montadora pode reciclar toneladas de baterias

Para tirar a fábrica do papel, a Mercedes-Benz investiu “dezenas de milhões de euros”. Segundo Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do grupo, a intenção é ser pioneira na reciclagem de baterias mecânicas-hidrometalúrgicas na Europa, como forma de melhorar a sustentabilidade na produção de veículos elétricos.

Para isso, a montadora fechou parceria com a Primobius, uma joint venture entre a empresa alemã de engenharia mecânica e de plantas SMS Group e a desenvolvedora australiana de tecnologia de processo Neometals. Além disso, tem financiamento do Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática como parte de um projeto de pesquisa científica com três universidades alemãs.

O resultado é uma capacidade anual de reciclagem de 2.500 toneladas. Os materiais reaproveitados podem alimentar a produção de mais de 50 mil novos módulos de bateria totalmente novos para os eletrificados da Mercedes (e potencialmente aumentar o volume de produção dos veículos).