A Tesla divulgou nesta semana seu relatório de lucros do terceiro trimestre, e junto dos resultados, a empresa reafirmou o plano de lançar um veículo elétrico (EV) “mais acessível” no primeiro semestre de 2025.
A montadora destacou a importância de tornar os EVs acessíveis para acelerar a transição para a energia sustentável.
Apesar de ter abandonado inicialmente o projeto de um veículo que seria mais barato, chamado “Model 2”, Elon Musk reafirmou o compromisso com um modelo mais acessível, embora não tenha esclarecido se será um carro totalmente novo ou uma versão do Model 3.
O CEO também mencionou que o Cybercab de dois lugares custará US$ 30 mil a partir de 2026.
Leia mais:
Antes do EV acessível, lucros da Tesla vão crescendo
- A Tesla registrou um lucro líquido de US$ 2,2 bilhões em receita de US$ 25,2 bilhões, um aumento em relação ao ano anterior, superando expectativas.
- As receitas com créditos regulatórios também foram fortes, sendo o segundo maior trimestre para a empresa nessa área.
- As margens brutas, embora em recuperação, continuam em seu nível mais baixo em seis anos.
As entregas de veículos aumentaram, mas foram menores do que o esperado, levantando preocupações sobre uma possível desaceleração nas entregas anuais. A Tesla anunciou a produção de seu 7 milhão de veículo e o Cybertruck tornou-se o terceiro EV mais vendido nos EUA.
Musk previu um crescimento de 20-30% nas vendas de veículos no próximo ano, impulsionado por custos mais baixos e a introdução da autonomia.
No entanto, a Tesla enfrenta crescente concorrência, especialmente na China, e ceticismo sobre suas iniciativas de robôs e veículos autônomos. Após a divulgação do relatório de lucros, as ações da empresa se recuperaram um pouco após a queda pós-evento robotaxi.