Pular para o conteúdo

carro híbrido chinês bate recorde de autonomia

O D7 DMH, lançado em 2023, acaba de entrar para o Guinness Book, o famoso Livro dos Recordes. O carro híbrido plug-in da fabricante chinesa Roewe estabeleceu o novo recorde de maior distância percorrida sem recarregar as baterias ou reabastecer o tanque.

No total, foram 2.208 quilômetros rodados. Durante este trajeto, o veículo consumiu 2,49 litros de combustível a cada 100 quilômetros rodados, o que significa que o sedan rodou o equivalente a 40,16 km/l.

Carro enfrentou temperaturas que variaram entre -8ºC e 30ºC

  • Segundo a mídia chinesa, o Roewe D7 DMH rodou durante quatro dias em um trajeto entre as cidades de Lanzhou e Urumqi para estabelecer o novo recorde.
  • Neste período, enfrentou temperaturas que variaram entre -8ºC e 30ºC, além de altitudes de até 1.600 metros.
  • Analistas acreditam que o segredo do modelo pode estar na eficiência térmica (43%) e na alta taxa de compressão (16:1).
  • Além disso, segundo a marca, o Roewe D7 DMH foi projetado para rodar “sob as condições mais econômicas de combustível” em até 85% do tempo.
Híbrido chinês entrou para o Livro dos Recordes (Imagem: divulgação/Roewe)

Leia mais

Mais sobre o modelo D7 DMH

O sedan híbrido plug-in tem 4,89 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,51 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. O trem de força conta com um motor 1.5 aspirado a gasolina e outro elétrico, instalado no eixo dianteiro.

Isso corresponde a 204 cavalos de potência e 33,6 kgf/m de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,9 segundos, e a velocidade máxima atingida é de 185 km/h.

Carro percorreu 2.208 quilômetros sem recarregar baterias ou reabastecer o tanque (Imagem: divulgação/Roewe)

Já a bateria possui 21,4 kWh de capacidade. Segundo a empresa, isso possibilita percorrer 125 quilômetros no modo exclusivamente elétrico. Já no total, a autonomia pode chegar a 1.400 km, embora o recorde tenha mostrado que é possível ir além.

A Roewe pertence à Saic Motors, empresa chinesa que planeja chegar ao Brasil investindo R$ 300 milhões em uma fábrica de motores em Pouso Alegre (MG).