Uma tendência parece estar tomando forma nos Estados Unidos devido ao contexto de aumento constante nos preços dos serviços de streaming, como conta uma matéria do site Quartz.

Um número crescente de assinantes de plataformas de streaming de vídeo, como Netflix e Hulu, está optando por pausar suas assinaturas com a intenção de retomar futuramente, ao invés de cancelá-las permanentemente, segundo dados da empresa de análise Antenna.

Entre setembro de 2023 e agosto de 2024, aproximadamente 57 milhões de novas assinaturas em plataformas de streaming de vídeo foram feitas por usuários que haviam cancelado suas assinaturas nos 12 meses anteriores, representando 34% do total de 169 milhões de novas adesões nesse período. Em 2022, os retornos representaram apenas 29,8% do total de novas assinaturas.

De acordo com Rameez Tase, cofundador e presidente da Antenna, os serviços de streaming seguem uma dinâmica cíclica, em que os usuários geralmente se inscrevem durante o lançamento de um conteúdo popular ou temporada de esportes ao vivo, cancelam durante períodos de menor atividade e retornam quando novos conteúdos ou eventos se tornam disponíveis.

Contudo, o impacto desse comportamento varia conforme o tipo de serviço.

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Streamings via Oscar Nord/Unsplash
Usuários que pausam seu plano voltam a ativar a assinatura quando há um lançamento importante de conteúdo – Imagem: Oscar Nord/Unsplash

Posturas distintas do cliente em cada streaming

  • Plataformas mais recentes focadas em esportes, como o Paramount+, e serviços voltados para grandes produções de séries, como o Max, apresentam uma maior taxa de usuários que fazem múltiplas assinaturas.
  • Isso indica que esses serviços atraem assinantes com base em eventos específicos ou lançamentos de programas.
  • Já marcas estabelecidas com catálogos amplos de conteúdo, como Netflix e Disney+, possuem uma maior proporção de assinantes que mantêm suas assinaturas ativas sem pausas.

Tase sugere que os serviços de streaming se aproveitem desse comportamento cíclico para desenvolver estratégias mais eficazes.

“Ao entender quais grupos de usuários têm maior probabilidade de retornar e o que os motiva, é possível atrair essas assinaturas com um custo de marketing muito baixo, talvez com um simples e-mail, mensagem de texto ou ligação”, recomendou.

Comcast plano Netflix, Apple TV e Peacock
Comportamento dos consumidores pode motivar as empresas de streaming a traçar novas estratégias de venda de assinaturas – Imagem: shutterstock/Tada Images



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