Criar campanhas envolventes é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de marketing. Com diversos objetivos a serem atingidos e limitações como tempo, recursos e orçamento, a criatividade muitas vezes parece ser o menor desafio.

Entretanto, as campanhas sazonais nos proporcionam uma motivação extra para explorar a criatividade e abordar narrativas de maneiras diversas e envolventes. A equipe de marketing da Rock Content também segue essa abordagem, mas com um toque a mais: incorporamos experiências de conteúdo interativo para ir além de simplesmente criar imagens atraentes e textos divertidos.

Neste artigo, vou trazer 3 exemplos de como utilizamos a interatividade em campanhas sazonais.

Antes de começar, algo importante sobre conteúdo interativo

Antes de entrarmos nos exemplos, vamos dar uma rápida olhada nos principais elementos do conteúdo interativo.

Para criar páginas interativas, você geralmente precisa de um desenvolvedor habilidoso ou de uma plataforma dedicada à criação de conteúdo interativo.

Na Rock Content, optamos por usar nossa própria ferramenta: o Ion.

A melhor parte é que não é necessário ter conhecimentos de programação para criar esse tipo de conteúdo. O Ion vem com uma ampla variedade de templates prontos, o que facilita muito o trabalho da nossa equipe de profissionais de marketing e designers.

Outro aspecto interessante é que ao criar essas páginas no Ion, elas podem ser otimizadas para SEO e projetadas de forma a incentivar o engajamento dos visitantes e coletar dados relevantes. Isso significa que, enquanto o usuário interage com um ebook, calculadora ou infográfico, podemos proporcionar uma experiência personalizada e capturar as informações que você precisa.

Agora que você tem uma ideia mais clara sobre conteúdo interativo, já podemos trazer os nossos 3 exemplos de conteúdo interativo para campanhas sazonais criativas.

1. Black Friday

Em 2022, realizamos uma campanha global que se resume a um hub contendo três sessões com materiais ricos.

Após preencher um formulário na landing page, os visitantes obtêm acesso gratuito para auxiliar os profissionais de marketing a planejarem estratégias para uma campanha de Black Friday mais bem-sucedida.

Dentro do Hub, um dos recursos disponíveis é o Guia Interativo “Estratégias de conteúdo para Black Friday”, que se assemelha a um quiz simples.

Depois de fornecer algumas informações básicas sobre o seu negócio, o visitante recebe sugestões personalizadas para potencializar uma campanha bem-sucedida na Black Friday.

Nas duas experiências, os visitantes têm a oportunidade de explorar algumas ofertas relacionadas aos nossos produtos e serviços.

Se desejarem prosseguir com uma demonstração de produto, por exemplo, já estão no meio do processo de envio do formulário, pois já forneceram suas informações na experiência anterior.

Um aspecto interessante é que construímos as páginas mantendo a identidade da nossa marca. Isso significa que não apenas ficam visualmente atraentes com elementos animados, mas também se mantêm alinhados com a sua identidade de marca. Além disso, é possível adicionar elementos sazonais para tornar a experiência ainda mais cativante.

Ao final, podemos analisar o desempenho da página por meio do dashboard criativo, o que nos proporciona insights sobre os resultados. Se necessário, podemos aprofundar nossa análise para entender onde as interações foram mais ou menos frequentes, o que nos permite adaptar a próxima etapa de acordo com essas informações.

Você pode conferir a versão atualizada do Hub aqui!

2. Kit de Planejamento de Marketing

O Kit de Planejamento de Marketing tem sido um dos nossos materiais de maior sucesso, com mais de 8 mil downloads apenas na nossa base de língua inglesa desde o seu lançamento em 2020.

Atualizamos e relançamos o pacote anualmente, com o propósito de auxiliar os profissionais de marketing na elaboração, organização e execução de suas estratégias para o ano ou trimestre que está prestes a iniciar.

Esse kit está repleto de planilhas, guias, templates e outras ferramentas que proporcionam instrumentos gratuitos para os profissionais simplificarem seu trabalho.

Em 2022, lançamos uma versão interativa, na qual as pessoas preenchem um formulário e ganham acesso a um hub semelhante ao da Black Friday, onde encontram todos os materiais necessários.

Para apoiar os profissionais nas tarefas do segundo semestre de 2023, especialmente durante o verão no Hemisfério Norte, quando muitos tiram férias e as coisas podem ficar um pouco mais complicadas, relançamos o kit com uma abordagem temática de verão.

Campanha do Kit de Planejamento de Marketing lançada nos Estados Unidos & Canadá durante o verão no Hemisfério Norte

Como mencionado no exemplo da Black Friday, o uso de experiências interativas nos permite obter feedbacks valiosos do nosso público.

Ao analisar o Kit de Planejamento de Marketing, notamos que as pessoas se envolveram significativamente mais na primeira etapa da experiência, principalmente com o ebook interativo “Como Criar um Plano de Marketing”, que se destacou como o recurso mais acessado no hub.

É importante destacar que um ebook interativo, assim como outras peças interativas criadas no Ion, oferece uma experiência de leitura mais enriquecedora, conduzindo o leitor de forma envolvente enquanto coleta informações pertinentes sobre suas preferências.

No caso do “Como Criar um Plano de Marketing”, dividimos os capítulos em blocos que incluem outros elementos interativos.

Essa abordagem também permite que os profissionais de marketing direcionem o conteúdo de acordo com as informações fornecidas pelos leitores, garantindo que entreguem valor no momento certo.

As informações que coletamos nos auxiliam a tomar decisões mais embasadas em dados para a hora de reutilizar e relançar a experiência.

Ao mesmo tempo, esses dados nos fornecem insights sobre as reais necessidades do nosso público e abrem novas possibilidades.

Um bom exemplo disso é que, para a próxima fase da campanha, podemos otimizar os ativos mais procurados do hub e criar novas peças para gerar ainda mais resultados.

Além disso, essa análise nos oferece uma visão das áreas que podem ser aprimoradas, incluindo os materiais que talvez não tenham despertado tanto interesse ao longo da experiência.

Leia também: Como consegui 431% mais conversões com a plataforma Ion em dois meses

3. Copa do Mundo 2022

Essa foi mais uma de nossas campanhas globais, e aproveitamos a empolgação gerada pela Copa do Mundo.

Não preciso dizer a importância da Copa do Mundo sobre tudo no Brasil. Trata-se de um evento de alcance global que atrai a atenção de profissionais de marketing e consumidores ao redor do mundo. Por isso, optamos por usar essa narrativa para aumentar a visibilidade de nossas soluções.

Nossa equipe de designers fez um excelente trabalho ao criar ilustrações que realmente se alinham com a temática do futebol, utilizando cores que remetem à paleta da última Copa do Mundo. Além disso, incorporamos diversos elementos interativos à experiência.

Você pode conferir a experiência completa aqui.

Em todos os conteúdos interativos, incluindo este, trabalhamos para garantir que os textos, ícones, fundos e todos os elementos narrativos estejam alinhados não apenas com a nossa marca, mas também com o universo do futebol na comunicação. Isso torna a experiência mais atraente e envolvente.

Desenvolvemos um Gerador de Ideias para auxiliar os profissionais de marketing a se inspirarem para o lançamento de novos conteúdos e outras ofertas, alinhando-as com sua estratégia atual.

O usuário só precisa escolher entre os 11 “jogadores” aqueles que se aplicam à sua estratégia.

Após escolher os principais canais em que atua, de forma semelhante aos técnicos de futebol, os visitantes recebem conselhos e sugestões personalizadas para criar campanhas de sucesso, com base nas informações fornecidas na página anterior.

Essa é uma excelente oportunidade para oferecer recomendações e recursos valiosos aos visitantes enquanto coletamos dados relevantes. Ao mesmo tempo, introduzimos as pessoas à nossa marca, produtos e serviços.

Um exemplo disso é o teste de 14 dias do WriterAccess, nosso marketplace freelance para ajudar profissionais a escalonar sua produção de marketing de conteúdo. Aliás, você deveria experimentar agora para ver como a combinação de recursos de IA com a criatividade humana pode elevar sua estratégia de conteúdo a um patamar superior!

Esses são apenas alguns exemplos que ilustram como o conteúdo interativo pode ser uma ferramenta valiosa para os profissionais de marketing na criação de campanhas criativas que atraiam a atenção do público, com inúmeras possibilidades narrativas.

Temos aproveitado o conteúdo interativo para criar webinars, calculadoras, infográficos, quizzes e uma variedade de outros materiais que despertam o interesse dos consumidores em nosso conteúdo.

Se você deseja descobrir como adicionar interatividade às suas estratégias de marketing, aproveite para solicitar uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas!

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