direita
Ex-presidente brasileiro participou de reunião com o novo mandatário da Argentina; lideranças da direita brasileira também participaram do encontro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve reunido com o presidente eleito da Argentina Javier Milei, nesta sexta-feira (8), em Buenos Aires. Um vídeo do encontro foi publicado nas redes sociais do ex-mandatário brasileiro.
Bolsonaro desembarcou em Buenos Aires na última quinta-feira (7) para participar da cerimônia de posse do novo presidente, que acontece no próximo domingo (10), na Casa Rosada.
Nas imagens, é possível ver outros nomes conhecidos da extrema direita brasileira, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, o senador Ciro Nogueira (PP), o advogado Fabio Wajngarten e o ex-ministro pernambucano Gilson Machado Neto, anunciado nesta semana como presidente do PL Recife.
Em fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais, Gilson e Eduardo publicaram o tradicional grito de campanha de Milei: “Viva a Liberdade”.
Quem também participou do encontro foi Patricia Bullrich, candidata que disputou a eleição para a presidência da Argentina no primeiro turno, foi derrotada, anunciou apoio a Milei na segunda etapa da votação e foi escolhida por ele como ministra da Segurança do novo governo.
Bolsonaro e Milei
A proximidade entre Milei e Bolsonaro vem do período eleitoral argentino. Pertencentes a uma mesma ala ideológica de extrema direita, eles mantiveram apoio político nos meses que antecederam a votação no país vizinho.
No dia seguinte à eleição de Milei, Bolsonaro falou com o novo presidente por telefone, quando recebeu o convite para participar da cerimônia de posse.
O presidente Lula, por sua vez, não comparecerá ao evento. Ele deverá ser representado na cerimônia pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira.
Outros líderes mundiais também participarão da solenidade, como Luis Lacalle Pou, do Uruguai, Santiago Peña, do Paraguai, Gabriel Boric, do Chile, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia.
Veja o vídeo de Bolsonaro com Javier Milei