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Helpful Content (Sistema de Conteúdo Útil) do Google é atualizado em setembro

O Helpful Content (conteúdo útil) da Pesquisa Google foi atualizado mais uma vez! A atualização do algoritmo começou ontem, dia 14 de setembro e deve ser finalizado em até duas semanas.

Esse algoritmo gera um indicador usado pelos sistemas de classificação automatizados para conteúdo original e útil aparecer com melhores classificações para os usuários nos resultados da pesquisa.

Vem entender como essa atualização pode afetar o seu site e seus conteúdos na web!

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O que é a atualização do Sistema de Conteúdo Útil?

A intenção dessa atualização é justamente mostrar conteúdos cada vez melhores para as pessoas que fazem suas buscas na SERP do Google. O Google anunciou que esta atualização visa “tratar do material que parece ter sido predominantemente criado para obter uma melhor classificação nos resultados de busca”. Ou seja, o Google vai tirar dos rankings principais, conteúdos predominantemente feitos apenas com estratégias de SEO black hat, feitos com a única intenção de ranquear nas primeiras posições do buscador.

A empresa também destacou que esta atualização tem o propósito de “assegurar que conteúdo não autêntico e de qualidade inferior não seja favorecido nos resultados de pesquisa”.

Portanto, se você estiver produzindo conteúdo com o único objetivo de melhorar a visibilidade e o tráfego nos motores de busca, é bem provável que seu site seja afetado por essa atualização. Além disso, é importante notar que essa atualização não faz distinção de idioma, ou seja, sites em outros idiomas também não estão isentos dela.

Veja os pontos principais do que foi adicionado ao guia de conteúdo útil do Google:

  • Diminuição de exigências das orientações sobre conteúdo gerado por máquina (IA);
  • Hospedagem de conteúdo de terceiros em subdomínios;
  • Oferecimento de orientações adicionais sobre o que fazer se seu site perder tráfego devido a uma atualização de conteúdo útil.

Como o Helpful Content, o sistema de conteúdo útil do Google afeta o tráfego? O que fazer se seu site for afetado?

Aqui na Rock Content, desde o dia 14/09, após o momento em que a atualização foi anunciada, já pudemos ver algumas mudanças positivas, ainda que pequenas. Em cerca de um dia da atualização, tivemos 7,85% de palavras-chave melhoradas em nossos rankings e um aumento de 12,39% de novas palavras-chave em relação ao dia anterior (13/09).

Desde maio deste ano, estamos trabalhando fortemente em atualizações de conteúdos antigos e focando na construção de conteúdos novos que podem ser de grande utilidade para nossos leitores.

Entendo que nenhuma atualização faz milagre sozinha e também não é culpada de quando quedas ocorrem. Tanto as últimas atualizações do Core Update e agora esta, do Helpful Content, têm muito mais efetividade quando seguimos as melhores práticas do Google.

Meu site foi afetado. E agora?

Se as suas estratégias de SEO ainda focam apenas em ranquear nas primeiras páginas, é fato que, em algum momento, você verá a queda acontecer.

E afinal, o que fazer para melhores resultados ou o que fazer se o seu site for afetado? Simples! Já falamos algumas vezes por aqui da importância das atualizações de conteúdo, pensar em um calendário editorial com conteúdos novos que realmente entregam valor ao usuário e não produzir conteúdos mecânicos demais.

Além disso, algo que tenho insistido muito por aqui, é para que vocês estejam sempre seguindo a fonte dessas alterações: o próprio Google e as páginas oficiais do Search Central.

Uma das mudanças nas orientações do Google sobre essa atualização e caso seu site seja afetado, foi:

“Se você notou uma mudança no tráfego que suspeita estar relacionada a este sistema [de conteúdo útil], você deve autoavaliar seu conteúdo e corrigir ou remover qualquer que pareça inútil. Nossa página de ajuda sobre como criar conteúdo útil e confiável que prioriza as pessoas tem perguntas que você pode usar para autoavaliar seu conteúdo para ter sucesso com o sistema de conteúdo útil.”

Veja também o manual de como criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas. Lembre-se também que nenhuma alteração que você fizer hoje, mostrará algum resultado positivo amanhã. As coisas podem demorar alguns meses para ter um pouco mais de estabilidade, assim como todo, ou a maioria dos resultados de SEO.

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