Pular para o conteúdo

The Playoffs » Boston Celtics bate marcas históricas e atropela Los Angeles Clippers fora de casa » The Playoffs

Boston Celtics bate marcas históricas e atropela Los Angeles Clippers fora de casa

O Boston Celtics derrotou o Los Angeles Clippers neste sábado (23) pelo placar de 145 a 108 na Crypto.com Arena, em Los Angeles. A franquia da Conferência Leste atingiu a marca histórica de ter anotado pelo menos 144 pontos em partidas consecutivas, o que foi alcançado sete vezes na história da NBA, e, contando com os 144 pontos anotados na vitória contra o Sacramento Kings, atinge 289 pontos em duas partidas seguidas, sendo o maior número de pontos desde novembro de 1966 pela história da equipe.

O destaque da partida foi Jayson Tatum, que foi responsável por 30 pontos, quatro rebotes, duas assistências e um roubo de bola em pouco menos de 30 minutos e meio em quadra. Jaylen Brown contribuiu com 24 pontos, seis rebotes, duas assistências e um roubo de bola, e viu Jrue Holiday encerrar a noite com 20 pontos, seis rebotes e sete assistências. Pelos Clippers, Paul George chamou a atenção com 21 pontos, três rebotes e dois tocos, e recebeu a ajuda de James Harden (14 pontos e nove assistências) e de Ivica Zubac (16 pontos e 10 rebotes).

Os jogadores de Joe Mazzula foram melhores no aproveitamento de arremessos (52,1% contra 46,1%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (47,2% contra 32,4%), nas assistências (33 contra 25), nos rebotes ofensivos (15 contra nove) e defensivos (36 contra 25), nos tocos (cinco contra quatro) e nos turnovers (nove contra 10). Os comandados por Tyronn Lue saíram na frente no aproveitamento de lances livres (100% contra 78,6%) e nos pontos anotados em turnovers (13 contra quatro). As duas equipes ficaram empatadas nos roubos de bola, com quatro para cada lado.

O JOGO

O primeiro quarto mostrava que a partida seria bem disputada, tendo dois empates e quatro trocas de liderança, sendo duas para cada lado. As duas equipes não conseguiam abrir uma larga vantagem no marcador, tendo os Clippers aberto no máximo um ponto de vantagem em duas oportunidades e os Celtics aberto seis pontos. A diferença ficava baixa, o que deixava a briga pela frente no placar ainda mais forte. Nos segundos finais, Tatum acertou um arremesso triplo restando nove segundos no relógio, e viu Norman Powell errar a tentativa final na média distância para encerrar o primeiro quarto vencendo por 28 a 21.

No segundo período, os Celtics já começaram a ir melhor tanto no ataque quanto na defesa, chegando à vantagem por dígitos duplos com dois minutos e meio jogados depois de uma bola tripla de Oshae Brissett. Os visitantes conseguiram manter a diferença acima dos 10 pontos, e iam aumentando com o decorrer do tempo. A diferença chegou aos 20 pontos nos minutos finais com um lance livre convertido por Neemias Queta, mas os Clippers abaixaram para os 15 pontos com um minuto no relógio. Zubac aproveitou o erro de Westbrook e colocou a bola dentro da cesta depois de pegar o rebote, e viu Derrick White errar o arremesso final do primeiro tempo para irem aos vestiários perdendo por 68 a 51 (40 a 30 no quarto).

Na volta para a quadra, os Celtics continuavam em um ritmo forte no ataque e na defesa, ampliando ainda mais a vantagem no marcador e conseguindo manter a diferença acima dos dígitos duplos. Quando restavam cerca de dois minutos e meio a serem jogados, os visitantes já alcançavam a pontuação centenária com um gancho de Queta, sendo o próprio camisa 88 o responsável por deixar a vantagem nos minutos finais nos 35 pontos, o ápice no período. Os Clippers ainda contaram com uma bandeja de Westbrook com quatro segundos no relógio, e viram Sam Hauser errar a tentativa no perímetro para irem ao quarto final com desvantagem de 25 pontos: 106 a 81 (38 a 30 no quarto).

Com o placar praticamente decidido, os dois técnicos decidiram deixar os seus reservas em quadra nos 12 minutos finais, deixando seu titulares por, no máximo, sete minutos em quadra. Os Clippers, com cerca de quatro minutos a serem jogados, chegaram à pontuação centenária com dois lances livres de Brandon Boston Jr., mas os visitantes continuavam efetivos no ataque e na defesa. Depois de receber passe de Drew Peterson, Lamar Stevens infiltrou no garrafão e enterrou a bola, abrindo 39 pontos de vantagem, sendo essa a maior diferença no placar durante toda a partida. Boston Jr. ainda acertou uma bandeja com 35 segundos no relógio para deixar a desvantagem dos Clippers menor, mas a vitória adversária tanto no quarto por 39 a 27 e na partida por 145 a 108 já era certa.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Boston Celtics conquista o seu 22º triunfo na temporada 2023-24 da NBA e continua na liderança da Conferência Leste com 78,6% de aproveitamento (22-6). O Los Angeles Clippers sofre a sua 12ª derrota no campeonato, mas se mantem na quinta colocação do Oeste com 58,6% de aproveitamento (17-12).

O próximo compromisso dos Celtics está marcado para segunda-feira (25) na rodada de Natal, quando enfrentará o Los Angeles Lakers (16-14) às 19h na Crypto.com Arena, em Los Angeles. Os Clippers retornam à quadra um dia depois, na terça-feira (26), quando receberá o Charlotte Hornets (7-20) às 0h30 também na Crypto.com Arena.

Foto: Reprodução Twitter/Boston Celtics