O Atlético de Madrid se classificou para as quartas de final da Copa do Rei ao vencer nesta quinta-feira (18) o Real Madrid por 4 a 2 na prorrogação, se vingando da recente derrota sofrida nas semifinais da Supercopa da Espanha.
Um gol de Samuel Lino colocou o Atlético na frente (39′), mas Jan Oblak marcou contra pouco antes do intervalo (45’+1) deixando tudo igual.
No segundo tempo, Álvaro Morata fez 2 a 1 para o ‘Atleti’ (57′) e Joselu voltou a empatar na reta final (82′) mandando o jogo para a prorrogação, na qual o francês Antoine Griezmann (100′) e Rodrigo Riquelme (119′) garantiram a classificação para os ‘colchoneros’.
O gol foi a cereja do bolo para o francês, que no início da partida havia sido homenageado ao se tornar o maior artilheiro de todos os tempos do Atlético de Madrid, agora com 175 gols.
“Os rapazes deram o seu coração, interpretamos o jogo muito bem e conseguimos uma vitória muito importante”, disse o técnico do Atlético, Diego Simeone.
Os ‘rojiblancos’ conseguiram assim eliminar o atual campeão da Copa do Rei e compensar a dura derrota por 5 a 3 sofrida há uma semana na semifinal da Supercopa da Espanha diante do grande rival.
O Real Madrid manteve a sua maldição particular no Metropolitano, onde sofreu as duas únicas derrotas desta temporada.
“Eles deram tudo de si. Não tenho do que reclamar”, disse o treinador merengue, Carlo Ancelotti, após o jogo.
– Atlético abre o placar –
O Atlético entrou em campo com intensidade diante de sua torcida, pressionando a saída de bola do Real Madrid, que multiplicava os passes longos para Vinicius, Rodrygo e Jude Bellingham para tentar superar o assédio dos anfitriões.
O inglês teve a chance de colocar sua equipe na frente com um disparo que acertou a trave (5′).
O Real Madrid foi aos poucos afastando a pressão do Atlético com contra-ataques rápidos.
Oblak brilhou ao defender um chute praticamente à queima-roupa de seu companheiro José María Giménez ao tentar afastar e voltou a aparecer ao defender um disparo de Vini Jr. que havia recuperado o rebote (20′).
Os ‘rojiblancos’ tentaram responder aos ataques ‘merengues’ com outras transições rápidas, transformando a partida numa troca de golpes em qual o Atlético acabou aproveitando.
Rodrigo de Paul colocou a bola na área, Antonio Rüdiger desviou mal e a bola sobrou para Lino que chutou na saída de Andriy Lunin (39′).
O Atlético estava na frente, mas nos acréscimos do primeiro tempo, Oblak saiu do gol e desviou mal uma bola na área, que foi parar na própria baliza (45’+1).
A partida seguiu o mesmo roteiro após o intervalo com os dois times tentando pressionar a saída do adversário, mas o Atlético foi o primeiro a encontrar o gol.
– Griezmann brilha –
Morata aproveitou uma bola perdida após um cruzamento para a área colocando o time ‘rojiblanco’ novamente na frente no placar (57′).
Com a vantagem, o Atlético recuou, facilitando a chegada do Real Madrid, que partiu em busca do empate.
Rodrygo deu um aviso com um chute na trave (76′) e logo depois Joselu, que havia acabado de entrar no lugar de Rodrygo (80′), desviou de cabeça um passe de Bellingham sozinho na segunda trave para deixar tudo igual (82′) e levar o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, Griezmann desempatou quase sem ângulo, após avançar em velocidade (100′).
O Real Madrid partiu com tudo em busca do empate, mas só serviu para Rodrigo Riquelme aproveitar os espaços deixados e marcar o quarto gol, garantindo a classificação (119′).
“Poderíamos ter feito melhor quando o jogo estava empatado. Tivemos o controle, não precisávamos forçar as jogadas e fizemos isso. Essa foi a chave”, lamentou Ancelotti.
– Barça sofre mas se classifica –
Mais cedo o Barcelona levou um susto diante do Unionistas de Salamanca, mas acabou se classificando para as quartas de final da Copa do Rei ao vencer o modesto time da terceira divisão espanhola de virada por 3 a 1.
Os donos da casa abriram o placar com um belo chute de primeira de Álvaro Gómez (31′), mas quase no intervalo Ferran Torres empatou para o Barça (45′).
No segundo tempo Jules Koundé fez 2 a 1 (69′) e Alejandro Balde fechou o placar, garantindo a classificação para os ‘blaugranas’ (73′).
“Sofremos. O gol deles foi um golaço e dificultou as coisas para nós. Mas a equipe ganhou confiança e moral”, disse o técnico do Barça, Xavi Hernández, na coletiva de imprensa.
Veja também
TÊNIS
Primeiro passo para Campeonato Brasileiro, circuito de tênis Rota do Sol chega ao Recife
Jogos de Inverno
Cerimônia de abertura dá início aos Jogos de Inverno da Juventude 2024