A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos de segurança estaduais e municipais de Belém, alinhou as estratégias para atuação durante a partida entre Sampaio Corrêa e Flamengo, marcada para esta quarta-feira (31), às 21h30, no Estádio Olímpico do Pará “Jornalista Edgar Proença”, o Novo Mangueirão. A partida válida pelo Campeonato Carioca de Futebol tem expectativa de público de 45 mil pessoas.
Com mais de mil agentes envolvidos na ações, as diretrizes de segurança têm como objetivo garantir a segurança física do público e do patrimônio, bem como garantir a melhor fluidez do trânsito no entorno do estádio. A execução das ações ocorrerá antes, durante e após a partida.
De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, todos os detalhes foram observados na estratégia definida. “A estrutura de segurança montada para o jogo entre Flamengo e Sampaio Corrêa começa a atuar antes da abertura dos portões, prevista para ocorrer às 17h, uma vez que está planejada uma vasta programação no interior do Estádio com apresentação de DJ’s e atrações musicais. Uma verdadeira festa que é para que o torcedor chegue de maneira mais tranquila. O policiamento começa a atuar antes das 17h tanto na parte interna como na parte externa, em várias áreas da cidade de Belém”, disse.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Ainda segundo o secretário adjunto, o sistema de segurança pública atuará na organização do trânsito. “Tanto pela via Transmangueirão, que será em sentido único em direção ao estádio, quanto na avenida Augusto Montenegro, permitindo acesso por trás do estádio Mangueirinho. Inclusive será aberta uma conversão à esquerda na frente do estádio, evitando que as pessoas sigam até o retorno embaixo do viaduto no encontro da avenida Independência com Augusto Montenegro”, explicou.
Todo o esquema visa garantir tranquilidade para quem for prestigiar a partida. “Nós teremos policiamento montado, a pé, com o uso de viaturas, motocicletas e todo o equipamento que a Segurança dispõe, além do uso de câmeras na parte externa de acesso ao Mangueirão e câmeras no interior do estádio. Tudo isso voltado de maneira integrada para que tenhamos um evento tranquilo com a expectativa de público máximo da capacidade do estádio”, encerrou Luciano.
Monitoramento – Durante o evento, o Centro de Controle e Comando Operacional (CCCO) do Estádio “Mangueirão”, estará ativado, reunindo os pontos focais designados por cada força para o acompanhamento das ações desenvolvidas. O CCO será ativado com o objetivo de concentrar o monitoramento de imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno dele, e ainda agilizar as demandas de segurança.
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
Esquema de Segurança – O trabalho das forças de segurança iniciará a partir de 17h, previamente ao horário da partida. O policiamento ostensivo acontecerá a pé, a cavalo e motorizado no entorno do Mangueirão, com tropas especializadas e ordinárias. Haverá ainda segurança privada com 1.000 seguranças para orientação em locais de acesso e no interior do Estádio.
A Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal de Belém, fará o policiamento ostensivo no entorno e local com agentes em dois turnos até 1h da quinta-feira, 1º. Para dar apoio às ocorrências, se necessário, a Polícia Civil designará efetivo para a delegacia especializada que será instalada no interior do estádio, além de reforçar o atendimento na delegacia da área.
Para atendimento pré-hospitalares e de socorro imediato, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuará com com 3 viaturas, sendo uma de salvamento, uma de incêndio, e uma ambulância resgate. A Segup, com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), contará com uma aeronave para apoio.
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
No trânsito, o Departamento de Trânsito (Detran) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implementarão ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir das 17h, para que as vias estejam preparadas para a chegada dos torcedores. Neste dia, a rodovia Transmangueirão funcionará em sentido único.
Para a organização de ambulantes, a Ordem Pública da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Guarda Municipal farão fiscalizar na frente do Mangueirão.