Não faltou emoção no fim de semana de futebol pelas principais ligas da Europa. E o que também teve de sobra foi gol – muito gol!
No sábado (17), Liverpool e Arsenal venceram seus rivais na Premier League absolutamente sem dificuldades, enquanto o Atlético de Madrid não tomou conhecimento do Las Palmas. Isso tudo horas depois de a Inter de Milão ampliar sua vantagem na Itália na sexta-feira (16).
Ainda teve tempo de, no domingo, o Real Madrid tropeçar diante do Rayo Vallecano. Por outro lado, o Manchester United venceu tranquilamente o Luton Town na Premier League.
Quer saber mais de tudo que rolou nos gramados europeus? O ESPN.com.br preparou abaixo um resumo com os principais eventos no Velho Continente:
(Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e Betfair)
Goleada do líder
Fora de casa, o Liverpool goleou o Brentford por 4 a 1 para continuar líder absoluto da Premier League. Mohamed Salah, que retornou após lesão na Copa Africana de Nações, saiu do banco, marcou e deu uma assistência. Darwín Núñez (com uma pintura), Mac Allister e Gakpo completaram a elástica vitória.
Arsenal sem piedade
O Arsenal não tomou conhecimento e, mesmo fora de casa, atropelou o Burnley por 5 a 0. O duelo válido pela 25ª rodada do Campeonato Inglês foi marcado por golaços. Bukayo Saka balançou as redes duas vezes, Martin Odegaard, Trossard e Kai Havertz completaram o placar. Com o triunfo, o time de Arteta segue a perseguição ao Liverpool.
Brasileiro “artilheiro”
O Wolverhampton contou com uma atuação inspirada do brasileiro João Gomes para bater o Tottenham por 2 a 1, fora de casa. O meio-campista ex-Flamengo marcou os dois gols da vitória dos Wolves e garantiu o triunfo. Kulusevski descontou para os Spurs.
City contra um “muro”
Em um jogo marcado pela grande atuação da defesa do Chelsea, empate no Etihad Stadium. Raheem Sterling fez valer a ‘lei do ex’, e, no fim, Rodri buscou o empate para o Manchester City. A igualdade não só interrompe a sequência de vitórias do time comandado por Pep Guardiola, como deixa o clube em terceiro lugar, atrás dos concorrentes diretos.
Atlético de Madrid e seu ataque
O Atlético de Madrid também venceu em grande estilo. Com destaque para Marcos Llorente e Ángel Correa, autor de dois gols cada, e Memphis Depay, o time de Diego Simeone fez 5 a 0 no Las Palmas, por LALIGA, e ganhou confiança para as oitavas de final da Champions League.
Alemanha tem dono – e não é o Bayern
O cada vez mais líder Bayer Leverkusen fez mais uma vítima no sábado, ao derrotar o Heidenheim por 2 a 1, também fora de casa, em mais uma rodada de invencibilidade na Bundesliga. Agora, são 58 pontos, com 18 vitórias e 4 empates. De quebra, o Bayern de Munique perdeu para o Bochum e viu a vantagem do líder aumentar para oito pontos.
Gol no fim e Lewandowski salvam o Barça
O Barcelona sofreu e precisou superar uma atuação apagada para evitar outro tropeço. Foi Robert Lewandowski que decidiu contra o Celta de Vigo, com dois gols na vitória por 2 a 1. O triunfo foi garantido de pênalti, nos acréscimos, e manteve a equipe catalã viva na briga pelo título espanhol.
PSG sobrando na tabela
O líder disparado do Campeonato Francês ficou ainda mais isolado na primeira posição ao vencer o Nantes por 2 a 0, também no sábado, fora de casa. Lucas Hernández e Kylian Mbappé, que até começou no banco de reservas, definiram o triunfo que coloca o Paris 14 pontos acima do segundo colocado.
Tropeço do Real Madrid
O Real Madrid até saiu na frente com Joselu logo aos cinco minutos, mas não conseguiu segurar o resultado contra o Rayo Vallecano. Raúl de Tomas, de pênalti, deixou tudo igual. Em campo, Vinicius Jr. teve uma atuação apagada.
United embala 4ª vitória seguida
Jogando fora de casa, o Manchester United fez um “gol relâmpago” com apenas 37 segundos de jogo e venceu o Luton Town por 2 a 1. Foi o 4º triunfo seguido do time comandado por Erik Ten Hag, que continua subindo na tabela e sonhando com uma vaga na próxima edição da Uefa Champions League.
O melhor do Italiano
A rodada na Serie A começou com a líder Inter de Milão. Diante da Salernitana, o time nerazzurri aplicou 4 a 0. O brasileiro Carlos Augusto deu duas assistências, enquanto Marcos Thuram, Lautaro Martínez, Dumfries e Arnautovic.
De quebra, os comandados de Simone Inzaghi ainda viram sua vantagem no topo da tabela aumentar. Principal concorrente ao título, a Juventus tropeçou mais uma vez. Dessa vez, o Hellas Verona conseguiu empate em 2 a 2, e a Velha Senhora fica com nove pontos de distância para a liderança – e um jogo a mais do que os rivais interistas.
Goleada, liderança e show brasileiro
O Benfica assumiu provisoriamente a liderança isolada do Campeonato Português graças a uma goleada por 6 a 1 sobre o Vizela. E foram brasileiros que comandaram a noite no estádio da Luz. David Neres deixou sua marca duas vezes e deu uma assistência, enquanto Marcos Leonardo também deixou o dele.