Uma nova aeronave elétrica de origem holandesa combina conforto e desempenho e promete conquistar a aviação. O modelo chamado Electron 5 ainda não chegou ao mercado, mas já despertou o interesse de algumas empresas.
Leia mais:
Como é o avião elétrico
- O Electron 5 é uma aeronave elétrica projetada pela Electron Aerospace para aviação regional.
- O segmento é um dos mais importantes da indústria aeronáutica, já que leva serviços de transporte aéreo para cidades pequenas e regiões remotas, contribuindo para o desenvolvimento econômico, das áreas atendidas.
- Uma vantagem do modelo quando comparado com outros aviões elétricos de pequeno porte é o seu alcance.
- Segundo a empresa, são 500 km, com reserva de segurança de mais 250 km. Ao todo, são 750 km de alcance total por carga.
- O Electron 5 consegue atingir 250 km/h e suporta voar acima de 3.000 metros. Tudo isso emitindo 55 dB de ruído — menos que o barulho de um aspirador doméstico.
- O avião foi projetado para levar quatro passageiros e o piloto e promete capacidade de carga útil de 500 kg.
Empresas interessadas no Electron 5
As especificações parecem boas e diminuirão consideravelmente os custos operacionais em comparação com aviões convencionais. Por isso, a Hopscotch Air, uma operadora de táxi aéreo canadense, já confirmou que adicionará uma unidade do Electron 5 à sua frota.
Berlim, na Alemanha, é outro local onde a nova máquina mostrará o seu potencial nas mãos da operadora de aviação Air2E.
Lançamento
A Electron Aerospace afirma que já alcançou 200 milhões de euros em vendas até agora, e espera que o seu avião principal entre oficialmente em serviço em 2028.
Em 2027, o “aviãozinho” terá outra missão. O piloto e aventureiro Travis Ludlow planeja voar ao redor do mundo usando a aeronave totalmente elétrica. A ideia do projeto é justamente aumentar a popularidade do Electron 5 no mundo da aviação sustentável (Via: Autoevolution).