Vai ser mais barato ter um carro elétrico do que um a gasolina entre 2025 e 2026. Pelo menos, é o que apontam várias estimativas do setor, com base nos preços das baterias de íons de lítio. Mas, por ora, esse futuro próximo vale apenas para os EUA.
Entre 2008 e 2023, o custo estimado do pack de baterias para veículos leves caiu 90%, segundo o Departamento de Energia estadunidense (DOE, na sigla em inglês). E a Goldman Sachs estima uma queda adicional de 40% nos preços das baterias entre 2023 e 2025, segundo o Yahoo Finance.
Carros elétricos podem ficar mais baratos, mas existem ressalvas
De um lado, os números do DOE e da Goldman Sachs sinalizam EVs acessíveis a ponto de custarem menos do que seus equivalentes a gasolina.
(Adendo importante: um estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo apontou que carros elétricos custarão ao menos o mesmo que veículos a combustão até 2029, graças à abundância de lítio.)
De outro, vale ressaltar que os custos das baterias representam cerca de um terço a um quarto de um carro elétrico completo. Ou seja, este não é o único fator em jogo. Mas é um dos maiores.
Além disso, a China já descobriu como fazer carros elétricos mais baratos do que os carros a gasolina (em parte, graças a grandes incentivos estatais, diga-se). Daí a pressão para os Estados Unidos, enfim, oferecer EVs mais acessíveis. Realidade que está mais próxima do que se imaginava.
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Enquanto a redução nos preços dos EVs não se concretiza totalmente, fabricantes usam estratégias de financiamento e leasing para atrair compradores nos EUA. A ver se as estimativas vão sair do papel. E os carros elétricos das fábricas e lojas.