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Antes de abordar questões problemáticas, o Papa Francisco insiste na sinodalidade. Artigo de Thomas Reese – Instituto Humanitas Unisinos

Antes de abordar questões problemáticas, o Papa Francisco insiste na sinodalidade. Artigo de Thomas Reese - Instituto Humanitas Unisinos

“O Sínodo sobre a Sinodalidade é um experimento que vale a pena tentar, mas receio que seja um fracasso a menos que os bispos locais sigam o exemplo de Francisco e abracem a sinodalidade. Temo que o próprio sínodo produza muito pouco, e qualquer resultado ficará a cargo do próximo papa. Espero e rezo para estar errado”.

O comentário do jesuíta estadunidense Thomas Reese, ex-editor-chefe da revista America e autor de “O Vaticano por dentro” (Ed. Edusc, 1998). O artigo foi publicado em National Catholic Reporter, 25-03-2024.

Eis o artigo.

Após elevar as expectativas com seu Sínodo sobre a Sinodalidade, o Papa Francisco está adiando várias questões controversas que o processo sinodal convidou os católicos leigos a levantar. Quando a próxima sessão do sínodo se reunir em outubro, os temas de padres casados e bênçãos para casais do mesmo sexo estarão fora da mesa, enquanto a possibilidade de diaconisas será atribuída a grupos de estudo. Na prática, Francisco está deixando para seu sucessor resolver o que ele começou.

O Sínodo sobre a Sinodalidade foi um processo consultivo de três anos, reunindo contribuições de sessões de escuta ao redor do mundo. A primeira reunião do sínodo em Roma, que pela primeira vez permitiu que homens e mulheres leigos votassem ao lado dos bispos, ocorreu em outubro passado em grupos de 10 em mesas redondas para “conversas no Espírito”, onde todos tinham voz igual.

Em novembro, o relatório da sessão de outubro deu recomendações ao papa e pediu mais pesquisas e discussões sobre determinados tópicos. Em 14 de março, o Secretariado Geral do Sínodo deu a resposta do papa ao relatório do sínodo, delineando um plano de jogo para o futuro do sínodo.

O secretariado deixou claro que o sínodo trata da sinodalidade, não de outras questões. O foco, disse o secretariado, será “o tema da participação de todos, com nossas vocações, carismas e ministérios variados, na única missão de proclamar Jesus Cristo ao mundo.” O sínodo, em outras palavras, tratará de como ser uma igreja sinodal e não de questões controversas.

As questões que muitos esperavam discutir neste outono serão encaminhadas para 10 grupos de estudo de teólogos, especialistas e escritórios do Vaticano. A maioria desses temas são enormes e foram discutidos por décadas: formação sacerdotal, relações entre igrejas orientais e ocidentais, relações entre bispos e religiosos, os pobres, o papel do bispo, o papel dos núncios papais, ecumenismo.

Já existem numerosos documentos do Vaticano sobre esses temas, e até mesmo sínodos anteriores foram dedicados a eles. A esperança é abordá-los de uma perspectiva sinodal fresca.

A questão das diáconas será estudada por um grupo que lidará com questões teológicas e canônicas sobre o ministério. Outro grupo analisará abordagens teológicas e sinodais para questões doutrinárias, pastorais e éticas controversas.

O tópico de um grupo de estudo é novo — a missão da igreja no ambiente digital — mas até isso tem sido discutido no Vaticano há anos.

Todos os grupos de estudo devem concluir seu trabalho até junho de 2025, mas é improvável que qualquer uma dessas questões seja resolvida durante este papado.

O sínodo nunca poderia ter lidado com todas essas questões, então faz sentido enviar algumas delas para estudo adicional. Mas as instituições frequentemente evitam decisões estudando-as até a morte. Talvez o erro seja esperar por soluções completas em vez de dar passos incrementais em direção a uma solução.

Outras questões nunca seriam abordadas na próxima sessão do sínodo. Em resposta a perguntas, o Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Secretariado do Sínodo, disse que a questão dos padres casados “nunca foi colocada na mesa.” Como resultado, não foi atribuída a nenhum grupo para estudo futuro.

Grech está correto em dizer que poucos delegados do sínodo levantaram a questão dos padres casados, e ela não foi mencionada no relatório do sínodo. Eles gastaram muito mais tempo discutindo sobre diaconisas, alcance pastoral para LGBTQ+ e participação leiga na tomada de decisões da igreja.

No entanto, não devemos esquecer que ordenar homens casados foi uma questão importante no Sínodo da Amazônia de 2019. Naquele sínodo, foi dito que a questão não poderia ser resolvida sem uma consulta mais ampla na igreja. O Sínodo sobre a Sinodalidade deveria ter sido essa consulta.

Vergonha para os delegados do sínodo, então, por não levantarem a questão. Talvez seja levantada na consulta sinodal com 300 padres paroquiais, que acontecerá em Roma de 28 de abril a 2 de maio. Esta será a última chance de colocá-la na agenda do sínodo.

A bênção de casais do mesmo sexo não será revisada, de acordo com o secretariado, pois o papa e o Dicastério para a Doutrina da Fé já lidaram com a questão no documento “Fiducia Supplicans”. O papa não quer outra briga sobre essa questão, que colocou a igreja africana em conflito com a igreja europeia.

O papa sempre enfatizou que o sínodo trata da sinodalidade, não de questões controversas. Ele acredita que a igreja deve se tornar sinodal antes de lidar com essas questões. Devemos aprender a nos ouvir mutuamente, ter conversas no Espírito, aprender a discernir o Espírito antes de enfrentar questões controversas.

Concordo que uma igreja verdadeiramente sinodal poderia lidar mais facilmente com essas questões, mas podemos esperar por esta igreja ideal?

Infelizmente, para muitos, um Sínodo sobre Sinodalidade soa como ter uma “reunião sobre reunião” para aprender a ouvir e discernir. Tais reuniões enlouquecem os americanos práticos porque nada é resolvido.

A dificuldade é que o ideal do papa pode ser tão elevado que a probabilidade de nos tornarmos uma igreja sinodal antes da Parusia é negligenciável. É como dizer a uma família ou comunidade que eles devem se amar antes de tomar uma decisão. Tal camaradagem em instituições humanas é rara.

Eu sou simpático ao desejo de Francisco por uma igreja sinodal. É verdadeiramente importante. A igreja precisa ser um sinal e instrumento de unidade no mundo. A dificuldade é que a sinodalidade não pode ser comunicada através de palavras em um relatório. Deve ser experienciada. Francisco quer incluir toda a igreja, começando pelas paróquias e dioceses, para experimentar a sinodalidade como se todos estivessem na sala sinodal.

Não podemos lidar com questões importantes na igreja enquanto aprendemos a ser sinodais? Certamente, não podemos nos tornar sinodais enquanto varremos questões difíceis para debaixo do tapete. Isso é o oposto da sinodalidade.

Enquanto isso, sinto que estou no Titanic enquanto a tripulação se reúne para falar sobre como devem se ouvir mutuamente. Milhões de católicos estão saindo — pode não demorar muito para a América Latina se tornar majoritariamente não católica; a igreja na Europa está em suporte de vida há décadas; nos Estados Unidos, o futuro da igreja também parece sombrio.

Nada disso é culpa de Francisco; estava acontecendo antes de ele se tornar papa. Mas há uma crescente fome eucarística em todo o mundo, e os líderes da igreja se recusam a empregar mais pessoas para responder a essa fome porque são casadas, mulheres ou gays. Muitas áreas rurais veem um padre apenas raramente. Católicos recorrem aos únicos serviços de adoração disponíveis para eles, realizados por ministros cristãos pentecostais ou evangélicos.

O Sínodo sobre a Sinodalidade é um experimento que vale a pena tentar, mas receio que seja um fracasso a menos que os bispos locais sigam o exemplo de Francisco e abracem a sinodalidade. Temo que o próprio sínodo produza muito pouco, e qualquer resultado ficará a cargo do próximo papa. Espero e rezo para estar errado.

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Antes de abordar questões problemáticas, o Papa Francisco insiste na sinodalidade. Artigo de Thomas Reese – Instituto Humanitas Unisinos – IHU