O desfile da Vai-Vai, maior campeã da história do Carnaval paulistano, desagradou policiais e políticos de direita, que exigiram um pedido de desculpas e pediram o corte de verbas públicas da escola.
O motivo foi que na noite de sábado (10), no Sambódromo do Anhembi, uma ala retratou a tropa de choque da Polícia Militar (PM) com traços demoníacos, fazendo alusão à repressão policial em alta na década de 1990.
Em nota enviada ao Brasil de Fato, a Vai-Vai reafirmou o conteúdo da alegoria e disse que tem “liberdade” para encená-lo.
“Na década de 90 a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica”, disse a Vai-Vai.
“Além disso, é de conhecimento público que os precursores do movimento hip hop no Brasil eram marginalizados e tratados como vagabundos, sofrendo repressão e, sendo presos, muitas vezes, apenas por dançarem e adotarem um estilo de vestimenta considerado inadequado pra época”, prosseguiu a escola
Entenda o enredo
Com o samba-enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o Hip Hop: um manifesto paulistano”, o desfile prestou homenagem ao álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, um dos mais marcantes do gênero. Lançado em 1997, o disco retratava a onda de brutalidade policial pela qual passava São Paulo na década de 1990.
O caso mais conhecido da época foi o massacre do Carandiru, em 1992, a maior chacina já registrada em um presídio. O episódio sombrio foi registrado pelos Racionais na música “Diário de um detento”, que pertence ao álbum homenageado pela Vai-Vai e, consequentemente, foi parar no desfile de 2024.
Policiais e políticos atacam
Os delegados de polícia de São Paulo divulgaram uma nota de repúdio. Em tom áspero, o sindicato que representa a categoria (Sindpesp) disse que a Vai-Vai “tratou com escárnio a figura de agentes da lei”, “afrontou as forças de segurança” e desrespeitou “profissionais abnegados”.
Os deputados federais Capitão Augusto e Dani Alonso, do PL, mandaram um ofício ao prefeito de São Paulo (SP) Ricardo Nunes (MDB) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), pedindo que a Vai-Vai não receba mais dinheiro público em 2025.
Leia a nota da Vai-Vai na íntegra:
“Neste contexto, foram feitos, ao longo do desfile, uma série de recortes históricos, como a semana de arte de 1922 e o lançamento do álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MCs, em 1997. “Sobrevivendo no Inferno” é o segundo álbum de estúdio do grupo, lançado pelo selo da gravadora Cosa Nostra em 20 de dezembro de 1997.
É considerado o álbum mais importante do rap brasileiro. Em 2007, figurou na 14ª posição da lista dos 100 melhores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil. Em 2018, o álbum foi incluído pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas) na lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp a partir de 2020. Meses depois, a obra virou livro, publicado pela Companhia das Letras, tamanha sua relevância.
Segundo a Revista Rolling Stone Brasil, que ranqueou o álbum na 14ª posição da lista dos 100 melhores discos da música brasileira, “Sobrevivendo no Inferno colocou o rap no topo das paradas, vendendo mais de meio milhão de cópias. Racismo, miséria e desigualdade social — temas cutucados nos discos anteriores — são aqui expostos como uma grande ferida aberta, vide ‘Diário de um Detento’, inspirada na grande chacina do Carandiru”.
Ou seja, a ala retratada no desfile de sábado, da escola de samba Vai-Vai, à luz da liberdade e ludicidade que o carnaval permite, fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais Mcs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento.
Vale ressaltar que, neste recorte histórico da década de 90, a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica. Além disso, é de conhecimento público que os precursores do movimento hip hop no Brasil eram marginalizados e tratados como vagabundos, sofrendo repressão e, sendo presos, muitas vezes, apenas por dançarem e adotarem um estilo de vestimenta considerado inadequado pra época. O que a escola fez, na avenida, foi inserir o álbum e os acontecimentos históricos no contexto que eles ocorreram, no enredo do desfile.”
Edição: Matheus Alves de Almeida