O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, comando pelo regime do príncipe Mohammed bin Salman, estaria interessado em adquirir uma participação minoritária no DAZN, um dos principais serviços de streaming de esportes do mundo.
Sauditas querem aumentar presença no mundo esportivo
- De acordo com a Reuters, o fundo discutiu investir cerca de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,5 bilhões) para comprar cerca de 10% de participação no DAZN.
- O objetivo é aumentar ainda mais a influência do regime saudita no mundo esportivo.
- Hoje, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita faz parte de um consórcio que é dono do Newcastle United, clube de futebol da Inglaterra.
- Além disso, é proprietário de diversos outros times sauditas, incluindo o Al-Nassr, onde joga o português Cristiano Ronaldo.
- Se a negociação for confirmada, o fundo vai aumentar sua exposição no futebol europeu, uma vez que o DAZN é detentor dos direitos de transmissão dos campeonatos Série A, da Itália, La Liga, da Espanha, Bundesliga, da Alemanha, e da Ligue 1, da França.
Leia mais
DAZN está procurando novas parcerias
De acordo com a reportagem, as negociações entre os sauditas e serviço de streaming estão em andamento desde o final do ano passado, mas não estão avançadas. Isso significa que não é possível garantir que haja, de fato, um acordo entre as partes, que não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.
O DAZN está mantendo conversas com pelo menos três fundos de investimento nos últimos meses. A empresa está buscando parcerias estratégicas e espera conseguir novos recursos para ampliar seus serviços.
Recentemente, a plataforma adquiriu os direitos de transmissão do Six Kings Slam, uma nova exibição de tênis de elite que contará com a presença de nomes como Novak Djokovic e Rafael Nadal. O vento será realizado em Riad, na Arábia Saudita, no final deste mês.