Pular para o conteúdo

As melhores novelas originais nos streamings

Algumas pessoas alegam que novelas são narrativas irreais, que podem distorcer a percepção da realidade, sensacionalizar questões sérias da vida real, e reforçar estereótipos negativos. Ainda assim, os brasileiros conhecem o valor de uma boa novela.

Esta forma de mídia, que antes costumava juntar famílias inteiras na frente da televisão, acompanha os arcos de diversos personagens em suas vidas corriqueiras. Mas agora que a maioria dos espectadores consome conteúdo pelos streamings, as novelas estão tomando um novo espaço. 

Leia também:

As melhores novelas originais nos streamings

Streamings via Oscar Nord/Unsplash
Streamings via Oscar Nord/Unsplash

Geralmente, as novelas de canais de televisão são transmitidas cinco dias por semana durante um longo período de tempo, praticamente um ano todo. Por isso, os espectadores ganham um senso de familiaridade com os personagens, criando uma sensação de pertencimento, como quando estamos com pessoas que conhecemos há muito tempo.

Nos dias de hoje, considerando o envolvimento com a tecnologia, as coisas estão um pouco diferentes. O consumo de mídias online pode não ser tão regrado quanto a grade de programas de um canal, mas a sensação de pertencimento continua presente. 

Sendo assim, alguns streaming se inspiraram no relacionamento do brasileiro com as novelas e, além de disponibilizar títulos clássicos dos anos 1990 e 2000, alguns dos serviços agora estão criando suas próprias novelas. Veja abaixo 3 das melhores novelas originais nos streamings. 

Beleza Fatal (Max)

Beleza Fatal via Max/reprodução
Beleza Fatal via Max/reprodução

Essa é a primeira produção de novelas da Max na América Latina, e já conta com um elenco de peso, incluindo nomes como Camila Pitanga, Camila Queiroz, Giovanna Antonelli, e Caio Blat. Escrita por Raphael Montes e dirigida por Maria de Médicis, a novela terá apenas 40 capítulos. 

A vilã Lola (Camila Pitanga) ascende socialmente e consegue abrir sua clínica de estética. Entretanto, ela será vítima do desejo de vingança nutrido por sua sobrinha, a protagonista Sofia (Camila Queiroz) – que passa a trabalhar na clínica de sua tia com objetivo de revidar a prisão injusta de sua mãe, causada por Lola.

Dona Beja (Max)

Dona Beja via Max/reprodução
Dona Beja via Max/reprodução

Esta produção da Max é, na verdade, um remake da novela escrita por Wilson Aguiar Filho para a Manchete em 1986. O enredo é baseado na história real de Ana Jacinta de São José que, após sofrer com uma desilusão amorosa, abre um bordel famoso no interior de Minas Gerais. 

A nova adaptação foi escrita por António Barreira e Daniel Berlinsky, e tem direção de Hugo de Sousa. Quanto ao elenco, a novela é protagonizada por Grazi Massafera, junto de atores como  David Junior e André Luiz Miranda.

Pedaço de Mim (Netflix)

Bastidores de Pedaço de Mim via Netflix/reprodução
Bastidores de Pedaço de Mim via Netflix/reprodução

Anunciada como a primeira novela brasileira original da Netflix, Pedaço de Mim, passou a ser considerada pelo streaming como “série de melodrama”. Em partes, essa mudança ocorreu por conta do número de episódios da produção, que são apenas 18. 

Protagonizado por Juliana Paes e Vladmir Brichta, o enredo acompanha um casal passando por complicações em seu casamento. A novela foi escrita por Ângela Chave, e conta com a direção artística de Maurício Farias. Entre os outros nomes do elenco, estão Paloma Duarte, Vitor Valle, Carolinie Figueiredo.