Incidentes cibernéticos em sistemas do governo dobraram no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR-Gov). Qual é a responsabilidade do governo na proteção de dados do cidadão?
A Lei Geral de Proteção de Dados traz as mesmas responsabilidades para o agente público, para as empresas privadas ou até para as pessoas físicas que usam dados para fins não pessoais. Então, o governo, ele tem as mesmas obrigações de transparência, de segurança e de proteção. E, o governo, mais do que isso, ele responde com a responsabilidade objetiva, ou seja, mesmo que ele não tenha culpa, sendo demonstrado um dano e o nexo causal, a pessoa pode ser indenizada.
Leandro Alvarenga
O consultor de privacidade e tecnologia, além de colunista do Olhar Digital, Leandro Alvarenga, também aproveitou para falar sobre um novo golpe. Muita gente recebeu mensagem dos Correios com a cobrança de uma taxa sobre encomendas recentemente. Cuidado: trata-se de um novo golpe de phishing, técnica que coleta dados confidenciais de usuários por meio de links maliciosos, utilizando o nome da empresa de entregas para enganar vítimas e fazer com que paguem boletos falsos. Como se proteger?
Os Correios, eles não enviam SMS e não enviam WhatsApp. Então, tudo que é feito pelos Correios, você faz pelo rastreamento da sua encomenda, você tem código de rastreamento e você consegue verificar onde o produto está e, se eventualmente, tiver alguma taxa, você vai receber no rastreador, consegue saber se tem taxa, qual o valor vai pagar pelo site oficial dos Correios. Se você recebeu um link, está com alguma dúvida, é a mesma recomendação que nós falamos sempre, entre em contato com a empresa originadora daquele links.
Leandro Alvarenga
A coluna Seu Direito Digital é exibida toda quinta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!