A terceira e última temporada da série Dom, do Prime Video, promete fechar com chave de ouro a trajetória intensa de Pedro Dom. Em entrevista ao Olhar Digital, os atores Gabriel Leone e Flávio Tolezani, que interpretam o protagonista e seu pai, respectivamente, compartilharam suas experiências e reflexões sobre a série que conquistou o público brasileiro.
Leia mais:
Retornando ao universo de Dom
Perguntados sobre o retorno aos personagens, Flávio Tolezani expressou a satisfação de revisitar Victor pela terceira vez: “É um prazer, é uma delícia fazer essa série. Retomar ele pela terceira vez, a gente vem falando isso sempre, quer dizer, é uma possibilidade única. Para a gente foi a primeira vez [que pudemos] fazer isso, revisitar o personagem pela terceira vez.”
Segundo ele, tanto tempo imerso no papel trouxe maturidade e profundidade, especialmente considerando os desafios externos, como a pandemia, que aumentaram o intervalo entre as temporadas. “Então revisitar isso em um trabalho que tem uma repercussão tão positiva é maravilhoso, é incrível mesmo,” completou Tolezani.
Ação e desafios técnicos
Gabriel Leone comentou as cenas de ação da temporada final, um elemento chave na série: “As cenas de ação são sempre interessantes, porque, na verdade, é um grande quebra-cabeça entre a gente e os dublês e decupagens, storyboard e tal. E isso aconteceu em todas as temporadas. Mas Dom tem uma parte de ação importante, tanto o Pedro quanto o Victor também nas missões que ele faz.”
Uma cena em particular, a sequência do túnel — que aparece no final da primeira e da segunda temporada, mas só tem seu desfecho com o final da série —, foi gravada ao longo das três temporadas. Leone detalhou: “A gente gravou ela em três pedaços. A gente gravou o primeiro pedaço na primeira temporada, o segundo na segunda e o terceiro agora na terceira. E já na segunda a gente teve uma surpresa, que foi a mudança de toda a iluminação do túnel Rebouças, onde a gente filmou.”
A complexidade da gravação exigiu um trabalho minucioso de pós-produção, incluindo ajustes de iluminação para manter a continuidade visual. “Acho que o túnel, se não me engano, foi repintado, então teve que ter todo um trabalho de pós em cima disso,” explicou Leone.
Abordagem de temas sensíveis
A série Dom é conhecida por abordar temas delicados como violência policial e tráfico de drogas. Flávio Tolezani destacou a importância de tratar desses assuntos. “Eu acho que é muito importante. Eu tenho o prazer, eu gosto de fazer — fiz muito isso na vida e fico muito feliz com isso —, trabalhos que realmente tinham uma função social, que contavam alguma coisa relacionada a realmente problemas da nossa sociedade.”
Ele enfatizou como a série provoca discussões sobre questões sociais, influenciando a percepção do público sobre temas como dependência química e desestruturação familiar. “Isso mexe numa discussão, uma possibilidade de uma discussão dentro da sociedade. Isso mexe no núcleo familiar que vê uma família que é completamente desestruturada por causa do vício, por causa da cocaína.”
Legado da série
Questionados sobre o legado de Dom, Gabriel Leone refletiu sobre o impacto da série. “Eu acho que, acima de tudo, a ideia original da série, o motivo de contar essa história — que é uma história triste, é uma tragédia —, isso mexe ainda com os familiares que estão vivos, que estão envolvidos diretamente. Mas acho que tem uma importância social muito grande.”
Leone ressaltou que a série não apenas entretém, mas também ilumina questões críticas, especialmente a dependência química. “A gente não traz necessariamente soluções ou respostas, mas acho que só o fato de a gente falar sobre isso já tem uma importância muito grande.”
Dom conclui sua jornada trazendo à tona debates importantes e deixando uma marca indelével na representação das complexidades da vida no Rio de Janeiro.
Conheça a série Dom
A série Dom é um drama criminal brasileiro disponível na Amazon Prime Video, baseado em eventos reais e inspirada no livro “Dom: A História de Pedro Dom” de Tony Bellotto. O livro narra a história real de Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom (Gabriel Leone), que ganhou notoriedade nos anos 2000, e a relação dele com seu pai, Victor Dantas (Flávio Tolezani), um policial que luta contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a série:
- Dom acompanha a história de Pedro Dom, um jovem de classe média que se torna um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro.
- A série explora sua trajetória no mundo do crime, impulsionada pelo vício em cocaína, e o impacto devastador disso em sua família.
- Paralelamente, a trama foca em Victor Dantas, pai de Pedro e policial que combate o tráfico de drogas.
- A narrativa alterna entre o passado e o presente, mostrando a difícil relação entre pai e filho, bem como os desafios enfrentados por Victor em seu trabalho e vida pessoal.
- Dom é uma série criada por Breno Silveira (In Memoriam) e produzida pela Conspiração.
- A temporada final foi dirigida por Adrian Teijido e Vellas, e conta com produção executiva de Lorena Bondarovsky, Renata Brandão e Malu Miranda.
- Os últimos cinco capítulos da série foram escritos por Fábio Mendes com os roteiristas Higia Ikeda, Priscila Gontijo e Marcelo Vindicatto. Antonio Pinto e Gabriel Ferreira compõem a trilha sonora original.
- Os episódios contam com Gabriel Leone, Flávio Tolezani, Raquel Villar, Isabella Santoni, Laila Garin, André Ramiro, Wilson Rabelo, Dhonata Augusto, Aline Borges, Mariana Cerrone, Renato Livera, Polliana Aleixo, Murilo Sampaio, Dalton Vigh, entre outros.
Disponibilidade
A última temporada de Dom chega ao catálogo do Prime Video nesta sexta-feira, 24 de maio, trazendo o desfecho da história de Pedro Dom. As duas primeiras temporadas estão no catálogo do Prime Video.
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados.
O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis,
mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!