Pular para o conteúdo

Atualização deixa ChatGPT ‘menos prolixo’, diz OpenAI

A OpenAI anunciou que os assinantes do ChatGPT – quem paga para usar o ChatGPT Plus, Team ou Enterprise – podem usar uma versão atualizada e aprimorada do GPT-4 Turbo, uma espécies de ChatGPT mais sofisticado e “inteligente”.

Para quem tem pressa:

  • A OpenAI anunciou que os assinantes do ChatGPT Plus, Team ou Enterprise agora têm acesso à versão atualizada do ChatGPT GPT-4 Turbo;
  • O novo modelo oferece melhorias em escrita, matemática, raciocínio lógico e programação, além de ter uma base de conhecimento atualizada até dezembro de 2023, segundo a empresa;
  • Agora, o GPT-4 Turbo fornece respostas mais diretas e com linguagem mais conversacional, segundo a OpenAI. A empresa também introduziu o GPT-4 Turbo com Vision na sua API, incluindo o entendimento de imagens nas capacidades do modelo.
chatgpt
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Este novo modelo (“gpt-4-turbo-2024-04-09“) traz melhorias em escrita, matemática, raciocínio lógico e programação, afirma a OpenAI. Também conta com uma base de conhecimento mais atualizada.

ChatGPT atualizado

“Ao escrever com o ChatGPT [com o novo GPT-4 Turbo], as respostas serão mais diretas, menos prolixas e usarão linguagem mais conversacional”, escreve a OpenAI, numa postagem no X.

O novo modelo foi treinado com dados publicamente disponíveis até dezembro de 2023. Para efeito de comparação, a data de corte da edição anterior do GPT-4 Turbo disponível no ChatGPT era abril de 2023.

A atualização do ChatGPT segue o lançamento de modelos na API da OpenAI, com destaque para o GPT-4 Turbo com Vision, que adiciona capacidades de entendimento de imagens ao GPT-4 Turbo.

Pessoa usando ChatGPT num Macbook
(Imagem: Iryna Imago/Shutterstock)

O upgrade também chega após uma semana complicada para a OpenAI. Para começar, reportagens do Intercept revelaram que a Microsoft apresentou o modelo DALL-E da OpenAI como ferramenta militar para o exército dos EUA.

Depois, uma matéria do Information revelou que a OpenAI demitiu recentemente dois pesquisadores por supostamente terem vazado informações. E um deles era aliado do cientista-chefe Ilya Sutskever, que estava entre os que pressionaram pela saída de Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI no final de 2023.