Embora possa trazer inúmeros benefícios aos seres humanos, a soja ainda é um alimento que enfrenta algumas polêmicas. Dentre essas, surgiu a ideia de que beber leite de soja pode aumentar a mama em homens.
Para desvendar se esta hipótese é mito ou verdade, reunimos aqui o que a ciência revela sobre o assunto. Entenda se o leite de soja seria mesmo responsável pelo surgimento de características femininas em homens, como seios e diminuição da testosterona.
Leia mais
O leite de soja pode aumentar os seios em homens?
Essa ideia de que tomar leite de soja poderia aumentar as mamas masculinas foi difundida nas redes sociais. No entanto, a ciência revela que isso não acontece e que não passa de mais uma lenda em torno de um alimento derivado da soja.
De acordo com um professor de nutrição preventiva em entrevista ao Washington Post, é altamente improvável que beber leite de soja promova o crescimento dos seios em homens. As preocupações sobre o efeito da soja nos homens provavelmente surgiram porque a soja e outras leguminosas contêm isoflavonas, que são fitoestrógenos, ou compostos de estrogênio estruturalmente semelhantes ao estrogênio humano.
No entanto, essas substâncias não são prejudicais, pois têm propriedades biológicas diferentes do estrogênio humano e não promovem efeitos maléficos do estrogênio no corpo. Dessa forma, os estudos e a maior parte de especialistas geralmente não apoiam a ideia de que beber leite de soja fará com que os homens desenvolvam seios ou experimentem quaisquer outros efeitos de feminização.
Muito pelo contrário, algumas pesquisas observaram que o alimento pode até proteger contra o câncer de próstata, revela o nutricionista Breno Lozi em um artigo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz:
“Vários estudos científicos demonstram que homens podem consumir a soja ou derivados sem receio. Nos homens, não se constataram quaisquer alterações na fertilidade ou na produção de hormônios masculinos. Ao contrário, algumas pesquisas observaram que a isoflavona poderia ter efeitos benéficos no sentido de proteger contra o câncer de próstata”, esclarece Lozi.
Vale lembrar que no caso das mulheres, o leite de soja também traz diversos benefícios como a redução efeitos adversos da menopausa, TPM e até perda da massa óssea.
Sem contraindicação do leite de soja
Outros profissionais também alertam sobre o fato de órgãos importantes de saúde nunca terem feito nenhum alerta, reforçando o fato de que o alimento não tem tal contraindicação no caso de homens.
É o que enfatiza o professor universitário David Jenkins, da Faculdade de Medicina Temerty na Universidade de Toronto, que recomenda a ingestão de soja aos seus pacientes de ambos os sexos, por acreditar que não tem efeitos prejudiciais. Além disso, considera que o leite de soja não traz riscos à saúde, pois nenhuma grande organização de saúde alertou sobre quaisquer perigos associados ao consumo de soja.