Pular para o conteúdo

BMW anuncia acordo para reciclar baterias de carros elétricos

A BMW da América do Norte firmou um acordo com a Redwood Materials para reciclar baterias de íon-lítio de todos os seus veículos eletrificados, abrangendo modelos da BMW, Mini e Rolls-Royce. As informações são do The Verge.

Os revendedores da montadora serão instruídos a enviar as baterias usadas para a Redwood, que possui duas instalações, uma em Reno, Nevada, e outra em Charleston, Carolina do Sul, onde processará essas baterias.

Fundada por JB Straubel, ex-diretor de tecnologia da Tesla, a Redwood transforma materiais reciclados, como componentes de cátodo e ânodo, em novos insumos de alta qualidade para baterias.

A empresa afirma que pode recuperar entre 95% e 98% dos materiais, que são reintegrados à cadeia de suprimentos para a produção de novas baterias.

Leia também:

BMW
Empresa que vai reciclar as baterias da BMW já faz o mesmo trabalho com outras montadoras – Imagem: Yuri Kabantsev/Shutterstock

BMW: referência na tecnologia de veículos elétricos

  • A Redwood elogiou a BMW como uma “pioneira em eletrificação”, citando a introdução do modelo i3 em 2013.
  • A montadora planeja ter pelo menos seis modelos totalmente elétricos em produção nos EUA até 2030, e atualmente já oferece diversos modelos elétricos, incluindo o i7, i4 e o SUV iX.
  • Além de trabalhar com a BMW, a Redwood recicla baterias de outras montadoras, como Tesla, Ford e General Motors, e também se dedica à reciclagem de baterias estacionárias.

O esforço das empresas para reaproveitar as baterias é crucial, pois muitas baterias da primeira geração de veículos elétricos, como o Nissan Leaf e o Tesla Model S, estão chegando ao fim de sua vida útil, destacando a importância da reciclagem para a sustentabilidade do setor.

BMW acredita que mais de 90% do material das baterias pode ser recuperado na reciclagem, sendo usado em novas baterias – Imagem: Tobias Arhelger/Shutterstock