Bradesco Seguros, líder do mercado segurador nacional com sua atuação multilinha que marca presença em todas as regiões do Brasil, foi reconhecida pelas suas ações inovadoras ao ganhar o prêmio Insurance Innovators 2023. As ações da companhia em prol da tecnologia e inovação foram muitas e diversificadas, tanto que a empresa também marcou presença na lista do prêmio em 2022. Mas, afinal, quais são essas ações e de que maneira a Bradesco trabalha a inovação no cotidiano de suas atividades?
Inovação como parte imprescindível do dia a dia
Em seu Manifesto de Inovação, a Bradesco Seguros declara que enxerga a inovação como parte imprescindível do dia a dia e que fomenta a atitude inovadora dentro da companhia criando iniciativas internas e interagindo com a comunidade de startups, envolvendo e “chamando” os colaboradores para transformação, conectando uma visão estratégica com novas tecnologias do mercado e impulsionando o desenvolvimento de ideias e soluções que gerem valor para os seus segurados, corretores parceiros, funcionários e todo o ecossistema de seguros.
Polos de inovação
A área de Inovação da Bradesco Seguros atua por meio dos Polos de Inovação, que trazem as principais tecnologias de insurtechs, healthtechs e grandes players do mercado visando solucionar os desafios das áreas de negócio.
Acelerar a inovação dentro e fora da Bradesco
Com o propósito de acelerar a inovação dentro e fora da Bradesco, a companhia estruturou o ecossistema do InovaBra, baseado no trabalho colaborativo entre Bradesco, startups, empresas, parceiros tecnológicos, instituições de ensino, investidores e mentores.
Ações de tecnologia e inovação
Demonstrando um compromisso efetivo com a melhoria contínua e a adaptação às mudanças do mercado, a companhia acompanha as tendências atuais dos consumidores e da sociedade, buscando antecipar necessidades futuras dos clientes e do mercado. Dentre as diversas ações de tecnologia e inovação da Bradesco Seguros, é importante trazer luz para algumas delas e para seus resultados.
Aplicativos e Autosserviços
O aplicativo Bradesco Seguros compila todos os produtos do Grupo em uma única plataforma digital. Com ele, os clientes consultam informações sobre seus planos, produtos e serviços. O aplicativo também é compatível para atender deficientes visuais, auditivos e de fala, com base nas melhores práticas de acessibilidade.
De janeiro a julho de 2023, a companhia atingiu a média de um milhão de usuários únicos no aplicativo, um aumento de usuários de 60% em relação ao mesmo período de 2022.
Tecnologia de validação biométrica diminuiu as tentativas de fraude
Em julho de 2023, os canais digitais representaram 95% dos pedidos de reembolso recebidos pelo Grupo Bradesco, com o aplicativo da Bradesco Seguros sendo o
segundo canal de preferência dos clientes: 28% das solicitações foram feitas por lá. Além da praticidade e visibilidade sobre as etapas do processo, a implantação da jornada digital de reembolso com validação biométrica trouxe redução na geração de documentos impressos e mais camadas de segurança, diminuindo as tentativas de fraudes.
APP Corretor
O app Corretor tem a missão de centralizar alguns serviços para o trabalho do corretor e, com ele, é possível fazer consulta de apólice de Auto (com 24 mil visualizações de 2021 a julho de 2023) e RE (com 20 mil visualizações de 2021 a julho de 2023). O app permite o compartilhamento do boleto (com 4 mil para Auto e 2 mil para RE de 2021 a julho de 2023) e também consulta de comissionamento do corretor (com 262 mil visualizações de 2021 até julho de 2023). Também foram incluídas as funcionalidades de acompanhamentos de Parcelas em atraso (Auto com 39 mil e RE com 14 mil visualizações de 2021 a julho de 2023) e Propostas pendentes de pagamento (Auto com 26 mil até julho de 2023). Estão disponíveis também as funcionalidades do Dental, o acesso à plataforma de treinamentos – Universeg e materiais de apoio à venda de Saúde (Lista de rede referenciada por linha de planos, Benefícios de ser Bradesco Saúde e Portfólio de produtos).
Green IT
A área de Tecnologia da Informação (TI) da Bradesco Seguros esteve à frente de ações com orientação sustentável, alinhadas com o conceito de Green IT e as melhores práticas de mercado. As ações foram desenvolvidas tendo por base 3 aspectos:
• Energia: ações de otimização de desempenho de data centers e servidores; redução do consumo de energia pela infraestrutura de TI; utilização de equipamentos com selo EnergyStar e classificação A do Inmetro; aumento do nível de automatização de processos.
• Materiais: ações de incentivo ao consumo consciente de papel, definindo as impressões em frente e verso, modo econômico no uso de cartuchos de impressoras e de copiadoras, além do recurso de impressão segura, onde as impressões ficam retidas em servidores e são liberadas somente se o funcionário se deslocar até a impressora e se autenticar, evitando assim que documentos sejam impressos desnecessariamente ou fiquem expostos na saída da impressora.
• Supply Chain: promoção para os fornecedores de TI de políticas sustentáveis transparentes em linha com nossa estratégia, além de ações para o descarte adequado dos resíduos de TI.
Acessibilidade
Para o Site Institucional da companhia, foram realizados estudos de acessibilidade para que o site seja acessível a todas as pessoas. Aplicações de acessibilidades incluídas:
• Ajuste de contraste visual para baixa visão;
• Melhorias em cores para daltonismo;
• Navegação por teclas feita por “focus”;
• Aplicação de semânticas para leitor de tela;
• Texto alternativo em imagens;
• Textos redigidos de maneira que facilite leitura para pessoas neuro divergentes;
• Correção de usabilidade em componentes.
Para Mobile “Seguros”, todas as funcionalidades do aplicativo contam com componentes adequados ao deficiente visual.
Plataforma de Telemedicina
A Bradesco Saúde e a Mediservice, empresas do Grupo Bradesco Seguros, lançaram a plataforma Saúde Digital, que reúne uma série de serviços e facilidades online para seus beneficiários. A principal novidade é o atendimento de médicos de diferentes especialidades da rede referenciada à distância (por vídeo). Além disso, pelo aplicativo Bradesco Saúde, o beneficiário pode realizar consultas imediatas (por vídeo) com equipe médica dedicada, tanto para casos de suspeita de COVID-19 ou até mesmo em casos agudos, de baixa complexidade. O serviço está disponível 24 horas, de segunda a segunda, incluindo feriados. Nas duas modalidades de atendimento, é possível receber prescrição de medicamentos, obter pedido para exames, receber atestados e encaminhamento para outros serviços de saúde, tudo isso em formato digital. Este serviço conta mais de 1 milhão de atendimentos realizados.
A Bradesco Seguros estabeleceu um padrão de excelência ao promover continuamente a inovação
As ações da Bradesco Seguros em torno da tecnologia e inovação para seguros demonstram o esforço e o comprometimento da companhia com a compreensão das necessidades emergentes do mercado e dos clientes, destacando a seguradora como uma força na adoção de soluções tecnológicas avançadas. Nesse sentido, o prêmio reflete o reconhecimento ao padrão de excelência estabelecido pela companhia ao promover continuamente a inovação e, assim, incentivar outros players a seguir o exemplo – o que é benéfico para as empresas, consumidores e para a economia em geral.